segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Shawn McDonald

Shawn Mcdonald é um Cantor e Compositor Cristão. Um dos nomes mais promissores da Música Cristã Americana e Mundial. Mistura um pouco do Rock com seu toque musical solo. Já lançaram cd’s que fizeram bastante sucesso, como Roots, Live in Seattle e Scattered Pieces.


O Cantor Shawn McDonald nasceu na cidade de Eugene, Oregon, USA. Criado por seus avós, porque seus pais não podiam cuidar dele. Seus pais o haviam abandonado quando ele ainda era um bebê; apesar de seus avós o haverem adotado, Shawn sentia como se alguma coisa estivesse faltando. "Uma das principais questões era se eu era amado ou não. Eu sempre achei que havia alguma coisa de errado em mim porque meus pais decidiram não ficar comigo. Esses conflitos e a dor que eu sentia foram se transformando em ódio e ressentimento", disse Shawn. Acabou revoltando-se. Tornou-se um moço rebelde, estava sempre bêbado ou drogado.

Shawn cresceu distante de seus pais com a ajuda de seus avós. Ele sempre estava fumando maconha para esquecer a dor que sentia. Saiu de casa e acabou vivendo nas ruas, onde cresceu e começou a vender drogas como meio de obter dinheiro.

Shawn disse: "Sabe, eu andava pelas ruas comprando drogas todos os dias. Eu fazia isso de manhã à noite. Eu estava muito ligado nas festas “rave”; tomava muito ecstasy. Às vezes ficava drogado durante uma semana. Eu pensava que, de alguma forma, as drogas, as baladas iriam finalmente me satisfazer, ou me levar a um lugar onde a vida era boa. Eu estava à procura de um objetivo, de um amor, de alguma coisa que me completasse naquela época. Era por esse motivo que eu fumava drogas e estava nas festas o tempo todo. Eu estava encontrando algum sentido nisso; era como uma satisfação psicológica, e finalmente, eu comecei a me tornar mais espiritual também."

Shawn tentou de tudo: bruxaria, hinduísmo, meditação, ioga e, até mesmo, rastafarismo. Shawn disse: "Eu era ligado no Bob Marley, o jeito que ele pensava, as coisas que ele fazia. Eu achava muito legal ele fumar uma erva, falar de seu deus. Mas não posso dizer que, realmente, isso causou algum efeito em mim. Não posso responder pelos outros". Então, Shawn continuou a viver a vida de hippie até que, um amigo de faculdade o convidou a visitar uma igreja; mas ele recusou. Ele já tinha ouvido falar de cristianismo antes. Segundo Shawn parecia que as pessoas só acreditavam em Deus para se sentirem melhor; mas não lhe parecia que isso fosse de verdade.

Isto durou até que Shawn teve um encontro inesperado, por iniciativa própria; aconteceu após a sua segunda prisão com drogas. Ele havia sido solto sob fiança. Shawn dizia: “Deus, se você existe, se você está aí, diga alguma coisa, fale comigo, apareça. Faça alguma coisa”. Então, Shawn abriu a Bíblia que sua avó havia dado alguns anos antes, correu com seu dedo e começou a ler a Bíblia num texto dizia sobre livrar a sua casa dos demônios. Pela primeira vez, Shawn começou a achar que as drogas eram os meus demônios. Isso lhe deixou bastante assustado, e ele decidi: “Eu vou ouvir, vou me desfazer de tudo. E foi o que fiz", disse Shawn.

Shawn não deixou nenhuma droga em casa. Dois dias depois a polícia apareceu com um mandado de busca e apreensão, e é claro que nada encontraram. Foi quando Shawn descobriu que algo muito importante estava acontecendo ali. Então, Shawn aceitou a oferta do amigo de ir até a igreja e deixar Jesus Cristo tomar conta da sua vida. O que recebeu de volta foi muito mais do que ele havia pedido.

Sobre esta experiência Shawn disse: "Uau! Foi uma tremenda viagem! Só consigo explicar pela presença d’Ele no meu corpo, e pela satisfação e paz que eu nunca havia sentido antes, até o ponto que eu não queria mais saber de nada. Foi quando eu disse: Chega, chega de drogas, chega desse estilo de vida. Larguei tudo e comecei a correr para o lado oposto".

As coisas não mudaram da noite para o dia. Shawn ainda tinha de cumprir um mês na cadeia por acusações anteriores; desde que sua inquilina continuava a vender drogas, ele enfrentava tentações diárias em casa. Qual foi a solução? Ir morar com um amigo cristão que entendeu seu desafio, e que poderia ajudá-lo a caminhar na direção certa. Depois disso, os dias de Shawn com drogas acabaram completamente; tudo na vida dele mudou. As orações de sua avó fizeram com que sua vida mudasse. Sobre Shawn sua avó disse: "Ele é uma pessoa diferente, mudou da água para o vinho. Ele é um homem diferente e ninguém irá me convencer que Deus não faz coisas na vida das pessoas".

O ódio de Shawn foi substituído por amor, bondade e compaixão – qualidades que aparecem em suas canções. Com a voz que ele possui você poderia achar que ele já compõe músicas há muitos anos, mas não é verdade. Antes de seu encontro com Jesus Cristo, Shawn nunca havia tocado um violão. Mas sua paixão o levou para muito mais longe. Shawn experimentou uma satisfação tão grande com Deus que aprendeu a tocar violão e cantar sobre as maravilhas da vida com Deus.
Hoje em dia, Shawn MacDonald é um dos mais importantes artistas cristãos. Shawn acaba de se casar e está aprendendo sobre o amor de Deus de uma forma totalmente nova: sua grande necessidade da misericórdia de Deus. Shawn McDonald casou-se em 2005 com Kate, irmã mais velha da cantora cristã Bethany Dillon, e teve o seu primeiro filho em 2007.

Seu testemunho: "Quando analiso tudo, vejo que não mereço perdão, mas a morte. Mesmo assim, Deus, por algum motivo, investiu a vida dele em nós e decidiu que irá conceder misericórdia, e nos ensinar qual é a verdadeira vida. Sei que quanto mais eu caminho com Ele, mais liberdade eu tenho". Shawn McDonald é um homem restaurado, se tornou líder do grupo de Jovens da KECP (Igreja Evangélica Korean de Portland) e um cantor. Seu estilo é um gospel-folk-acústico excelente.

Shawn está sempre inovando em seus álbuns, sem perder as principais características de seus álbuns anteriores de estúdio. Simply Nothing (2004) e Ripen (2006) — surpreende nos detalhes de seu novo disco, Roots. O nome significa: raízes, referindo-se aos primórdios de sua carreira, mas como todos sabem, raízes depois de firmadas agregam forças para crescerem.

Live in Seattle (2005) — parecia se perder no conceito voz-e-violão. Um violão, um violoncello, duas vozes, uma feminina e outra masculina... Scattered Pieces: Live, também traz o mesmo conceito voz-e-violão, mas não agrada muito, violoncelo, piano, violão, baixo, guitarra e bateria parecem não harmonizarem entre si. Apenas três das 17 músicas são novas.

Roots traz de volta os sintetizadores e guitarras bem sucedidos. A ambientação do disco traz efeitos, vozes dobradas, baterias eletrônicas e guitarras que emprestam um tom contemporâneo às composições de poucos acordes. Composições estas que soam mais coesas e bem definidas.

Os 30 anos de idade fizeram bem a Shawn McDonald. O cantor ousa o experimentalismo discreto em Waltz In 3, uma valsa lenta que ganha vida com o trio quase clássico de cordas, acompanhado Shawny e seu violão.

Slow Down lembra uma introdução de pop rock, mas acaba por surpreender o ouvinte. O efeito aplicado à voz e violão dura todos os dois minutos e 37 segundos de música, dando um ambiente de nostalgia perfeito à canção. Pop rock mesmo é Time, balada radiofônica com direito a refrão pegajoso.

Para os fãs antigos que sentirem falta do ritmo do antigo Shawny, o álbum traz na bagagem as canções: Captivated, Clarity e Winter, sucesso de álbuns anteriores. Esta última merece destaque pelo belo dueto acústico entre Shawn e uma cantora que ainda não identifiquei.

Roots se propôs a repetir os sucessos anteriores e o faz com qualidade. Pequenas inovações, rupturas na produção musical e composições com a marca de Shawn McDonald. Este é, sem dúvida, um dos grandes compositores de folk contemporâneo do mercado.



Fonte:
1
2
3



Em 19/6/2008, enquanto estava viajando, Shawn McDonald foi atacado por três pessoas que queriam roubar seu carro, e acabou saindo machucado durante o incidente. (aqui)

Shawn McDonald é o sobrinho mais velho de Mariah Carey e o filho mais velho de Alison (irmã de Mariah). Ele é somente 7 mais novo que Mariah e se formou em direito pela Universidade de Harvard em Cambridge no verão de 2002. Em 2000 foi eleito um dos solteiros mais cobiçados pela revista People. Agora ele é um advogado em Nova Iorque e seu sonho é ser senador algum dia. Shawn cresceu com seu pai Richard e avós, porque seus pais se divorciaram quando ele tinha apenas 2 anos de idade. Mariah e Shawn são muito próximos e Mariah também o ajudou financeiramente em seus estudos. Shawn disse que deve muito à ela, porque ele a ensinou que podia conseguir o quisesse contanto que acreditasse naquilo. No colegial jogou futebol americano e hoje tem dois apartamentos, em Boston e Nova Iorque. Ele também pode ser visto no clipe de 'Can't Take That Away'.

Shawn McDonald - Beautiful

Nenhum comentário: