quarta-feira, 22 de julho de 2009

Alvaro Tito


O cantor e pastor Álvaro Tito, tem sido bençãos nas mãos de Deus. Entre suas músicas eu gosto de ouvir e cantar Pelo Sangue de Jesus (minha preferida) ; Black So'Dream (Sentimentos) - Luciano Claw e Álvaro Tito; Jesus ama você, A Mensagem da Cruz; O Senhor é a Força; Brilha... e as românticas como: Te amo tanto; Mais que Perfeito.

Membro de Assembléia Deus, representante da old school da música gospel, um dos precursores da estética Black no meio gospel, Álvaro Tito já gravou 17 CD´s. Álvaro nasceu num lar evangélico, e começou a ter contato com a música desde cedo em casa, na igreja. Álvaro estudou durante dois anos na Escola Villa-Lobos, onde formou seu lado produtor.

O CD Na intimidade (voz e violão), traz as principais músicas da carreira do Álvaro Tito em um momento bastante intimista as canções "Vencedor", "Pelo Sangue de Jesus", "Deus está Aqui", "Sentimentos", conferem um resultado nostalgico ao CD.

Álvaro disse algo que pra mim faz muito sentido: "Ouço todos os gêneros, mesmo que não me identifique com alguns. O artista tem que estar atualizado. Aos seis anos de idade eu já ouvia Isn’t She Lovely, de Stevie Wonder e também ouço essa fase mais atual dele. Acompanho a música negra americana, de grupos como o Commodores e o produtor Quincy Jones. Quando comecei a carreira, a música evangélica tinha uma outra roupagem. Para não ficar igual, procurei outro caminho, e graças a Deus consegui meu espaço."

Intérprete do mega-hit Não Há Barreiras (de Elvis Tavares)Álvaro Tito, mora em Niterói, no Rio de Janeiro. Seu CD - Levanta-te, seu primeiro álbum pela Top Gospel, o 16º da carreira (já gravou em multinacionais como Polygram, RGE, Warner, Frank Records). Cinco de suas músicas já estão na programação das rádios, são elas: Levanta-te; O Senhor É A Força; Quando O Crente Ora; Jesus Prometeu; Exército de Anjos.

De estilo diversificado Álvaro surpreende com os ritmos e mensagens de jazz em Aventura, o reggae em Vem para Cristo e os vocais trabalhados em Quem Te Salvará. Tudo isso tocado por uma banda afinadíssima, com direito a percussão, metais, violino, viola e cello. Álvaro é comparado ao cantor Stevie Wonder – em faixas como Levanta-te, O Senhor É A Força e Jesus Prometeu – nota-se esta semelhança tanto na voz quanto no estilo de cantar. O cantor confirma a influência. “Aos seis anos de idade eu já ouvia Isn’t She Lovely”, afirma ele.

O cantor Ávaro já produziu Cristina Mel, Marcos Góes, Wagner Carvalho, Mito, Ernani Maldonado e outros. Álvaro pretende trabalhar com a banda, e retomar o selo, lançando novos talentos. "Sim, vou lançar apenas novos artistas. O principal problema dos selos pequenos é a distribuição, e a solução para isso é a parceria. Realmente é difícil aparecerem novos valores nas gravadoras grandes, as ditas majors, porque elas têm compromisso com os artistas consagrados. Já os selos têm essa facilidade. Acredito nesse complemento", disse Álvaro.

Álvaro Tito ficou conhecido no começo da década de 80, através da extinta gravadora Desperta Brasil. Nesta é poca Álvaro já trazia na bagagem diversos troféus que havia recebido, durante a fase criança-adolescente, em concursos musicais patrocinados pelas igrejas.

Nestes concursos o diferencial de àlvaro estava na inovação, enquanto os outros candidatos participavam com músicas de cantores já consagrados, Álvaro inscrevia-se (e ganhava) cantando canções de sua autoria, tais como: O Amor de Deus (incluída mais tarde no long-play Deus Está Aqui, lançado pela Nancel Produções); Meu Refúgio (CD Cenas, pela Som e Louvores).

Meu Ser para Cristo, uma canção autoral, foi o primeiro trabalho de Álvaro, e depois Deus Transforma (Edson Coelho). Contudo, Não Há Barreiras, lançado em 1986, pela Polygram (hoje Universal Music), que Álvaro Tito alcançou, definitivamente, sua projeção nacional.

Álvaro tem um dom multifacetado inconfundível, exemplo disso é que a partir do LP Não Há Barreiras, Álvaro participa como arranjador, produtor musical de seus fonogramas, e ainda encontrou tempo para executar a bateria. Contudo, os diretores da Polygram, ainda se mostravam resistentes diante de tanto talento.

A música gospel brasileira ainda era olhada com certa reserva pela mídia pop, então, como creditar a um rapaz de apenas 16 anos, a direção de uma produção fonográfica? Acreditaram.

O resultado que o disco trouxe à carreira de Álvaro Tito superou as expectativas dissipando qualquer receio. Posteriormente vieram mais de dez obras, entre o vinil e o compact disc, que confirmaram o talento do autor/cantor, que influenciou vários intérpretes, marcando novas gerações. Como exemplo, estão as inesquecíveis Pelo Sangue de Jesus (autoral) e Não Há Barreiras (Elvis Tavares).

Álvaro Tito costuma fazer, em suas produções, um verdadeiro passeio rítmico, que vai da inclusão de baladas, reggaes, salsas, guarânias, soul, jazz.

A fama de excelente intérprete já rompeu os muros da gospel music, acarretando em convite, certa vez, para atuar como cantor popular, proposta que Álvaro Tito recusou. "Olha, o que deve nortear a vida do levita é a consciência de que a melhor mensagem quem tem somos nós. Existem muitas músicas seculares com mensagens positivas, de auto-ajuda. Não tenho nada contra, mas a mensagem genuína é a do Evangelho. Muitas pessoas me pedem para gravar um disco popular, mas a música que faço é popular, pra cima, pra toda a família, não só para os evangélicos. É claro que um disco tem que ser comercial, e eu procuro abrir o leque. Para isso, procuro também material que não é genuinamente evangélico. No início sofri um pouco de preconceito por causa disso, principalmente pela liderança, já que os jovens sempre gostaram, mas hoje as pessoas estão bem mais abertas", disse Álvaro em entrevista a Universo Musical.

Recentemente, o cantor Chrigor (ex-Exaltasamba) gravou CD solo incluindo uma música de Álvaro, comprovando a transcendência musical de Álvaro.

A Caminhada - Álvaro Tito

Senhor se a perigo de queda ou reverso,
Nesta estrada tem lutas cruéis,
Me ajude a levar minha cruz.

Senhor se sozinho não a posso levar,
Tua graça me a de bastar,
No caminho não posso parar.

Eu sei que a cruz que me deste Senhor,
É só minha, só eu sou o portador,
Na estrada não a posso deixar.
E a caminhada é longa e a trois,
Me sustenta ouvir tua voz,
Eis me aqui para te ajudar.

Senhor é difícil o vale passar,
Quando a cruz que estou a levar,
Me parece pesar mais e mais,
Porem mais pesada levou meu Jesus,
Sem gemer, sem lamentar a cruz,
Suportou-a com dores mortais,

Subiu ao calvário e ali morreu,
Por você e por mim se fez réu,
Cristo sendo agradável a Deus,
Provou Cristo a morte da cruz com amor,
Me livrou de um calvário de dor,
Liberou minha entrada nos céus.

Não sei como estas meu irmão com tua cruz,
Se chorando ou cantando a conduz,
Ou se pensas em abandonar.

Eu sei ser difícil o seu conduzir,
Numa estrada onde podes cair,
Sem jamais conseguir levantar,
Porem te recordas de Cristo Jesus,
Nos deu farto em lugar de uma cruz,
Farto leve que podes levar (sim levar)

Seu jugo é suave e bastante para mim,
E descanso minh'alma enfim, (2x)
Com meu Cristo no céu gozaras.

Mais Que Perfeito- Álvaro Tito - Composição: Elvis Tavares/ Edmilson

Há em mim bastante de você
Me esforço pra entender
Por que que sem você não sou ninguem
Somos dois que sempre somos um
Recordo um a um
Os dias que pasei vivendo sem me encontrar
Num amor igual ao seu
Simplesmente eu não sei
Levar a vida a vida sem amar você
O Autor do amor só pode ser
De corpo, alma e ser
Que torça e ame nós dois

Eu vivo, eu amo
Chamar você de meu amor
Esse sol brilhante
Que nunca vai se pôr
Parece que passa da dimensão, da perfeição
A vida entende meu coração

Dentro de mim meu coração é seu
E a conta já perdeu
Das horas que passou sem te enfeitar assim
Mas percebeu
Você é como a flor
Beleza, aroma e cor
Nasceram quando então você nasceu...

Pelo Sangue de Jesus - Álvaro Tito

Quantas vezes tens chorado aos pés do Senhor
e agora prontamente Deus atende o teu clamor
eis que agora um anjo traz a benção pra você
e a vitoria você vai receber

pelo sangue de Jesus tu vais vencer
no sangue de Jesus tem poder
pelo sangue de Jesus comece a cantar
pelo sangue de Jesus deus vai operar.

Deus conhece o teu ser e jamais te esqueceu
lembras quando aflito estava e ele te socorreu
agora uma vez mais tu sentirás
o teu poder, pois lá do céu
sobre ti Ele vai descer.

pelo sangue de Jesus tu vais vencer
no sangue de Jesus tem poder
pelo sangue de Jesus comece a cantar
pelo sangue de Jesus deus vai operar.

Deus está olhando agora o teu coração
quer encher tua vida o teu ser de plena unção
agora todo mal que te aflige vai sair,
pois o poder de Deus está sobre ti.

Te amo tanto - Composição: Álvaro Tito

O que eu sinto no meu coração,
Te dizer eu tento, mas não dá
É tão grande a minha emoção!
Que eu não consigo nem falar
Sinto você bem aqui... tão perto!
Meu coração não está mais deserto!
Sei que você nunca vai deixar de me querer

Tanta coisa você fez por mim
Minha vida, sim, você mudou
Eu jamais fui tão feliz assim,
Ainda bem que você me encontrou!
você chegou e mudou meu mundo,
O teu amor toca em mim tão fundo!
Sei que você nunca vai deixar de me querer!

Te amo tanto!
Eu não posso esconder
Te amo tanto!
Tenho que dizer,
Eu sei que nada vai me separar de você!

Tanta coisa...

FONTE:

LETRAS
jonatas-vindeamim
musicaaudio

4 comentários:

LUCIANO MATIAS disse...

Que bom poder relembrar as cançoes de do Pr. Alvaro Tito, me fazem lembrar o inicio da minha fè, em meios as lutas eu ouvia as belas canções onde sentia a presença de Deus, que logo me dava forças para continuar. Um a que marcou minha vida Cristã foi "pois não há barreiras...Que Deus abençõe meu Irmão querido Pr. Alvoro Tito.Um abraço, Pr. Luciano Matias.

Elisabeth Lorena Alves disse...

Beth
Que maravilha!
Conheci a música de Álvaro Tito no fim da adolscência. Minha irmã começou a namorar um irmãozinho carioca e ele trazia os hinos do Alvaro Tito para tocar lá em casa.
Ficamos todos apaixonados pela voz deste cantor abençoado. Ganhamos com esta aquisição, conhecer este cantor que como disse bem passeia por todos os estilos e nos inspira. Minha irmã casou-se com o namorado, foi o prejuízo - brincadeira gostamos muito dele.

Elizabeth disse...

Rsrsrsrs... tão bom né qndo dá tudo tão certo!!

As músicas do Alvaro Tito realmente são muito inspiradoras.

Obrigada pelo comentário.

Unknown disse...

Gente Álvaro tito mora em Niterói?
Será que eu já passei por ele ?
Escuto os hinos que ele canta desde moleque.