segunda-feira, 27 de julho de 2009

Paulo Wesley

Autodidata no violão e na guitarra. Estudou composição e regência em São Paulo na FAAM e Estética Musical com Ricardo Risek. Paulo Wesley disse: “Sou londrinense, filho do pastor Arno Deggau e Nilda Trindade Deggau. Minha mãe foi uma excelente cantora na juventude e meu pai tocava violino, acordeão e trumpete; então acho que veio daí meu interesse pela música. Cantei em coralzinho infantil mas até os 11 anos eu só queria brincar e sonhava em ser jogador de futebol".



Aos 11 anos Paulo ganhou seu primeiro violão e já saiu tocando. Fez uma única aula, aprendeu 4 acordes e a partir de então foi aprendendo tudo sozinho. Começou a tocar na igreja e, quando ganhou sua primeira guitarra aos 14 anos, foi como se um universo de possibilidades se abrisse para ele. "Eu chegava da escola, almoçava e passava a tarde toda tentando tirar solos de guitarristas famosos. Formei bandas na igreja e tinha uma necessidade enorme de tocar e crescer. Foi aí que comecei a tocar fora da igreja. Toquei e varias bandas até que com 16 anos me convidaram para o primeiro “trabalho” em uma banda de baile. No início foi um sonho, poder tocar com músicos profissionais, num equipamento profissional e ainda receber por isso!", disse Paulo.

Desde os primeiros acordes que Paulo aprendeu já começou a compor. Participou e ganhou alguns festivais de música e foi convidado a fazer o seu primeiro trabalho como compositor: Compor uma trilha para um filme com o pastor Caio Fábio, filme rodado em Londrina/PR. Na época o Paulo tinha apenas 17 anos e fez tudo por intuição.

Então, o Paulo começou a ter aulas de guitarra em São Paulo, até que resolveu abandonar a faculdade de Engenharia Civil e se mudar de vez para São Paulo para ingressar numa faculdade de Composição e Regência: FAAM (Faculdade de Artes Alcântara Machado). Como disse o Paulo: "...fui aprender o que eu já sabia pelo dom que Deus havia me dado".

Paulo estudou guitarra com Aldo Junior e Mozart Mello. Estudou harmonia e composição com Ricardo Risek. Participou de cursos de harmonia e composição com o maestro Ailton Escobar. Morando em São Paulo começou receber convites para tocar com cantores da música popular. Tocou um tempo numa casa de shows chamada Paladium onde acompanhou artistas como Cauby Peixoto, Cláudia, Miele, Rosemary, e outros. Também tocou com a Aretha, a Vanusa, formou-se e atuou por 4 anos na banda de jazz ‘Jazzmania’, e por aí vai.

Paulo lembrando aquela época diz: "Tudo isso foi uma escola prá mim. Mais tarde fui convidado a integrar a Patife Band, uma banda muito criativa de punk-rock. Também toquei com Arrigo Barnabé que misturava banda com orquestra sinfônica. Acompanhei a cantora Sula Miranda por 5 anos quando tive a oportunidade de tocar e conhecer praticamente todos os estados do Brasil. Todas experiências muito gratificantes que acabaram por me ensinar um pouco de cada estilo musical e hoje isso é muito útil no meu trabalho de arranjador".

Como compositor Paulo trabalhou em 5 peças de Teatro: “O Enigma de Cid”, “Alabastro”, “Asas”, “A Ratoeira é o Gato”, “A Tempestade” (com Paulo Autran); sendo premiado como ‘Melhor Trilha Sonora’ nos espetáculos: “Alabastro” e “A Ratoeira é o Gato” em 4 Festivais Nacionais de Teatro.



Paulo se apresentou, com seu grupo Jazz Mania, com a Orquestra Sinfônica de Londrina, e com a Jazz Sinfônica de São Paulo com Arrigo Barnabé sob regência do maestro Luthero (no Teatro Municipal de São Paulo) e o maestro Nelson Ayres (no Festival de Campos do Jordão/98).

Como guitarrista já gravou em, mais ou menos, 150 Cds. Como arranjador e produtor musical trabalhou em alguns discos, dentre eles: Kelen Franco no Cd “Nova Vida” (95), Sula Miranda (96); Ronaldo Bezerra nos Cds ‘Rei do Universo’ (98), ‘Deus Forte’ (99) e Louvarei (2001); Rodolfo Montosa, Cd “Aroma Suave” (2001), Madrugada (2002); Newton Fahl Jr. Cd “Maior Dom” (2001), Karen Teixeira Cd “Celebração no Deserto” (2003), Kelen Franco Cd Vertical (2001), Comunidade Evangélica de Maringá Cd “Te Quero Mais” (2004) e estamos finalizando o novo cd (2007) e, por fim, o novo Cd da Kelen “For the Nations” (fev 2007).

O pastor Paulo Wesley e a cantora Kelen Franco – jutos eles tem muito mais que uma parceria musical. São casados e têm uma linda filha: Luisa. O talento, a dedicação e o compromisso do casal produziu um dos álbuns mais elogiados da nova safra: o CD “Vertical”, um trabalho com fôlego pop, e letras que remetem diretamente à necessidade de adorar a Deus.

Nenhum comentário: