quinta-feira, 2 de julho de 2009

Nádia Santolli



Nádia nasceu no dia 26 de dezembro de 1980 no Rio de Janeiro. Aos três meses, foi para o Mato Grosso do Sul, de lá passou por muitos estados brasileiros, já que o pai é marinheiro. Cantando desde os 5 anos de idade, Nádia acredita que este ministério lhe foi dado por Deus, através da influência de sua família, sobretudo do pai, corista e diácono ativo na igreja.

Adolescente, ela foi convidada para ingressar na Orquestra Cristã de Brasília, onde era solista. As apresentações, que chegaram a acontecer em Cuba, levaram o maestro Joel Barbosa a disponibilizar seu tempo para produzir o primeiro trabalho de Nádia. Logo depois do lançamento, a AB Records adquiriu a máster (matriz) e realizou mais um álbum com ela.

Em 1988, a família mudou-se para Brasília onde a cantora viveu até pouco tempo.

Em 2005, ela voltou para o Rio de Janeiro, devido o contrato com a MK Music. No dia 6 de dezembro, foi um dia mais que especial para a cantora Nádia Santolli. A MK escolheu uma música de autoria dela, “Nossa Lagoa em Dias de Sol”, para gravar o clipe de encerramento do ano de 2005. A canção foi usada para uma ministração sobre o Rio de Janeiro, profetizando a paz de Deus para o Estado e para toda nação brasileira. A música faz parte do CD Janelas da Memórias, cujas músicas foram inspiradas no livro homônimo de Yvelise de Oliveira, presidente da MK.

A música de Nádia foi regravada por cantores da gravadora. Cada um deles participou cantando um trecho da canção. Entre os intérpretes estavam Kleber Lucas, Aline Barros, Cassiane, Fernanda Brum, Marina de Oliveira, PG, Ellas, Voices, Léa Mendonça, Andrea Fontes, Alda Célia, Unção Ágape, Fruto Sagrado, Igreja Batista Nova Jerusalém, Rayssa e Ravel, Banda Quatro por Um, Bruna Karla e Eyshila, além da própria Yvelise e da vice-presidente da empresa, Cristina Xisto.

"Tenho certeza de que ficará lindo”, declarou Yvelise. “Só Jesus pode dar a paz para nossa cidade e para o país. Todos queremos um 2006 de paz, e essa foi a forma que encontramos de desejar um Feliz Ano Novo a todos que amam o Rio e o Brasil, e não desistem de sonhar por um amanhã melhor”, adicionou a empresária. O clipe foi gravado na Lagoa Rodrigo de Freitas, um dos cartões postais do Rio de Janeiro. O dia estava ensolarado e de clima ameno. Todos os cantores aproveitaram para reencontrar amigos e ter, durante a gravação do clipe, um momento de comunhão.

Durante a gravação, Nádia Santolli disse que jamais poderia prever o quanto Deus já fez, faz e fará através dessa canção. “Verdadeiramente, nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou no nosso coração tudo que Deus já começou a fazer em nossas vidas. E tudo isso, porque nos comprometemos em fazer única e exclusivamente a Sua vontade. Estou muito feliz de poder presenciar um momento único como esse, todas as pessoas que, de alguma forma, foram influência para mim, desde criança, hoje estão cantando com tamanha alegria e envolvimento, ministrando uma música que Deus me deu e que convida a todos nós a vivermos a Verdadeira Paz, que está em Cristo Jesus”, declarou Nádia.

A versão original da música “Nossa Lagoa em Dias de Sol”, de Nádia Santolli, você confere no CD Janelas da Memória – Surpreendente. Assim é o CD de estréia de Nadia Santolli na gravadora MK Publicitá, de segmento gospel do Brasil. ANTES DO SOL NASCER é um projeto arrojado que a cantora não só executou com competência, como também foi muito além de todas as expectativas. Nadia se auto define como alguém movida a desafios. E foi sem medo algum de arriscar um salto mais alto, rumo ao imprevisível, que a cantora gravou seu primeiro CD ao vivo com canções inéditas.

Nadia é apontada pela presidente da MK, Yvelise de Oliveira, como "a voz que não cabe em uma sala de estúdio", por isso a gravação na Igreja Batista Ebenézer, em Brasília. "Ao mesmo tempo em que me preocupei com a proposta, me alegrei com a credibilidade que a MK estava depositando em meu ministério. O que tornou toda essa história ainda mais motivante é que nós faríamos músicas novas, inéditas, com cheirinho de novo... novo tempo, novo mover... novidade de vida!" compartilha Nadia.

Foi quebrando barreiras e buscando a direção de Deus que experiências indescritíveis puderam ser experimentadas durante a produção do álbum por essa jovem veterana de 24 anos - começou a cantar aos cinco anos. E são elas que dão o tom das composições de ANTES DO SOL NASCER, que vem assinado por Kleber Lucas. "O pré-repertório foi quase todo alterado e sentimos a aprovação de Deus nas músicas que nasceram da comunhão que experimentamos. Existe um recomeço nisso, um mudar de rota, e uma capacitação nova. Eu jamais esquecerei dos momentos em que passamos compondo as letras e as músicas desse trabalho. O sobrenatural de Deus estava diante de nossos olhos", lembra a cantora. Val Martins, Bispo Bené Gomes, Pr. Genésio de Sousa, Joel Silva e Geidson Eller são os compositores que assinam algumas canções com Nadia Santolli.

ANTES DO SOL NASCER, o terceiro trabalho de Nadia, teve produção Interestadual. As bases, mixagem e masterização foram feitas no Rio de Janeiro; apenas a captação ao Vivo ficou reservada à Brasília. Mas não dava para ser diferente, pois a cantora tem vínculo emocional forte com as duas capitais - com a primeira, por ser onde nasceu; com a segunda, por ser onde morava nos últimos anos e onde experimentou crescimento e amadurecimento. A distância, as várias viagens, algumas noites sem dormir... nada influenciou o resultado do projeto. Afinal, como boa filha de marinheiro, se acostumou desde cedo a mudanças. E para não perder o costume, Nadia está de volta à Cidade Maravilhosa. "A Igreja Batista Ebenézer é onde, por várias vezes, o Senhor havia falado comigo sobre esse novo tempo, além de me cativarem com a identidade de louvor e adoração que apresentam ao nosso Deus em suas reuniões. Então, imaginei que seria maravilhoso gravar lá. E estar me mudando pra o Rio justifica o gostinho de estréia desde CD", conta.

Tentar definir com palavras a voz de Nadia Santolli é uma tarefa bastante difícil. Podemos lançar mão de alguns adjetivos - incomum, forte, afinada, marcante... - mas ainda ficaremos devendo. Dona de uma boa extensão vocal, pode-se dizer que ela é soprano (os seus agudos não nos deixa mentir). Santolli apresenta um brilho especial nas notas graves, privilégio dos contraltos, E esta característica se completa com a interpretação despojada de Nadia. "Eu costumo dizer que busco ser muito sincera em minhas ministrações. Gosto de cantar as letras como se estivesse conversando. Gosto de me sentir livre. E, por isso, em alguns momentos, pareço ser irreverente ao cantar. Canto apenas letras que, ao meu ver, tem em seu potencial uma semente de transformação, de renovação, de cura. Acredito que o ministro de louvor deve conter o seu impulso de acreditar que por muito falar convencerá as pessoas à adorarem a Deus", justifica.

A faixa "Antes do Sol Nascer", que dá nome ao CD, é a primeira música de trabalho. Mas a escolha não foi por conveniência ou pela sonoridade do título (com "licença" gramatical intencional). A canção lembra momentos marcantes de sua caminhada. "Eu gosto muito quando tenho um tempo com Deus, orando e lendo a Sua palavra, durante a madrugada. Em um desses encontros eu recebi a inspiração de Deus para compor esta música. É verdadeiramente maravilhoso apresentar uma adoração extravagante a Deus durante a madrugada. A minha alegria foi saber que outras pessoas também foram tocadas com essa canção mesmo antes do CD ser lançado", explica. E esta é apenas uma das 12 músicas que fazem parte do repertório pop (com canções de louvor e adoração contemporâneas) e arranjos leves e dinâmicos. Umas lentas, outras mais pulsantes, mas todas as faixas nos remetendo à certeza de que podemos passar por tribulações, enfrentarmos problemas, termos uma noite tensa, mas com Deus no controle, encontramos paz ANTES DO SOL NASCER.

Em 2005 Nádia formou-se em Direito e casou-se com o sonoplasta Geidson Eller.

Paralelamente à faculdade e ao ministério solo que começava a engatinhar, ela fazia back e marcou presença em shows ao vivo de Kleber Lucas, em Brasília, na gravação da música "Disponível em Tuas Mãos", do CD Vinho Novo, do Ministério Koinonya de Louvor, e no CD do pastor Geraldo Alcântara. Mas Nádia soube esperar sua hora chegar e hoje está colhendo os frutos de uma vida que se esmerou em semear no reino de Deus.

Em seu novo trabalho, ela destaca a composição das músicas. O pré-repertório foi praticamente substituído pelas músicas que foram nascendo de um ambiente de comunhão e adoração gerado a partir das visitas de Bené Gomes, Val Martins e Genésio de Souza ao estúdio de gravação. A participação dela nestas faixas é uma grande conquista, já que a composição foi um dom que a cantora afirma ter buscado com muita vontade em Deus. "Deus trouxe para nós primícias, capacitou todos nós para fazer um CD que abençoasse nosso país", garante Nádia.



Para ela, a maior evidência de que Deus está em sua música acontece quando as pessoas a procuram para dizer que sentem a presença de Deus ao ouvi-la. "Isso não é para eu me engrandecer, mas é um segredo do que Deus tem revelado às pessoas. Há curas e mudanças de rota através do louvor que sai da minha boca. A trajetória do músico é esse caminhar de evidências espirituais", declara Nádia. Ela acrescenta ainda que a maior cura que um músico cristão pode receber dentro desse contexto é a cura da vaidade. "E eu posso dizer que este é o maior testemunho que eu tenho na minha própria vida. Quando eu louvo ao Senhor eu me sinto desvinculando-me de mim mesma", conclui.

Nenhum comentário: