segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Deniece Williams

Deniece "Niecy" Williams compositora e cantora americana ganhadora do Grammy Award-winning também é produtora musical. Williams, cuja música foi influenciada pelo pop, soul, gospel, R & B e dance, é conhecida por seus sucessos como: "Let's Hear It for the Boy" (filme Footloose), "It's Gonna Take a Miracle", e muitos duetos vocais com Johnny Mathis. Ela alcançou sucesso na década de 1970 e 1980.


Deniece Williams começou cantando na Igreja Pentecostal de Indiana, nos E.U.A., sendo influenciada pelos sons de Carmen McRae e Nancy Wilson, bem como por sua mãe, que também freqüentava essa igreja. Deniece então tentou gravar por algumas gravadoras em Chicago, mas não conseguiu êxito, e daí resolveu ser enfermeira, como sua mãe.

Foi aí que Steve Wonder entrou em cena. Ela compareceu a uma audição do Mestre da black-music (teste este arranjado por seu primo, que já trabalhava com Steve) e foi recrutada para ser sua back-vocals. Então, a carreira de Williams começou na década de 1970 quando se tornou um backing vocal de Stevie Wonder como parte do "Wonderlove", junto com Minnie Riperton e Syreeta Wright.

Deniece ficou três anos com Wonder, deixando-o em 1975 e unindo-se ao produtor Maurice White do Earth, Wind & Fire e depois de assinar com a Columbia Records, seu álbum de estréia intitulado Niecy foi lançado em 1976.

O single "Free" alcançou Top 2 na carta Black Singles, Top 25 na Billboard Hot 100, e Top 1 na parada de singles britânica. O álbum também trazia "Cause You Love Me Baby" (que ficou em separado sobre o R & B gráfico como o outro lado da "Free") e "That's What Friends Are For". Ela também mostrou um hit # 1 na Billboard Hot 100 chart com a cantora pop Johnny Mathis em 1978 com o dueto "Too Much, Too Little, Too Late".

O dueto também superou o Singles Preto e gráficos Adult Contemporary. Williams também liderou as paradas com seu disco com o single, "I've Got The Next Dance". Mathis e Williams também gravou o tema popular da década de 1980 sitcom Family Ties", sem nós". Deniece sempre mesclava músicas gospel em suas gravações. Então, em 1985, Deniece gravou todo um álbum gospel, o "So Glad I Know", que saiu via Sparrow Records. O mercado cristão gostou e abraçou a cantora, que dessa forma se tornou uma diva do R&B, do soul e do gospel.

Desde os meados do anos 80, Deniece tem andado muito ocupada, até mesmo apresentando um programa de rádio para a BBC por dez anos, o "The Deniece Williams Show", onde abre espaço para artistas gospel.

Williams mudou-se para a American Recording Company (ARCO) no início de 1980, onde marcou o top ten R & B smash hit "bobagem". No ano seguinte, o famoso produtor Thom Bell ajudou Williams pontuar outro # 1 R & B chart-topper com seu remake de O Royalettes "It's Gonna Take a Miracle", que se tornou um pop Top 10 hit, assim, atingindo # 10.

Em 1984, Williams lançou o álbum Let's Hear It for the Boy, no qual a faixa-título alcançou # 1 na Billboard Hot 100 e foi destaque na trilha sonora de Footloose.

Williams continuou lançando álbuns durante os anos 1980, como Hot On The Trail (1986), Water Under The Bridge (1987), e tão boa quanto é Impossível (1988), que apresentou seu último hit Top Ten, até à data, "I Can't Wait ", escrito por Skylark. No entanto, em parte devido à falta de promoção de sua gravadora, sua popularidade desbotada.

Ela também dedicou-se com muita intensidade à criação de seus quatro filhos, fato que a levou a dar uma diminuída em suas atividades profissionais.

Ela conta: "Eu vinha fazendo talvez uns dez shows por ano, além de escrever peças para teatro e elaborar roteiros para filmes, junto com os meus filhos mais velhos. Senti que era tempo de testar-me em outros caminhos. Agora, que os meus filhos cresceram, é tempo da mamãe voltar a estar lá fora, outra vez! Eu havia escolhido estar em casa e assim fiz apenas dez por cento do que poderia ter feito. Vocalmente, eu penso que estou mais forte agora, tal como nunca estive, e é tempo de sair. Tenho sido abençoada com um público incrível, que sempre me lembra que isso é o que eu devo fazer!"

De 1996 a 2004, a Williams apresentou seu show de rádio própria BBC no Reino Unido, ilustra o melhor do gospel nova e música inspiradora.

Williams voltou à música gospel, em Outubro de 2007. A canção, "The Grateful-Redication", gravado com Wanda Vaughn de The Emotions e Brown Sherree estreou em # 40 estréia na Billboard Adult R & B Singles Chart. Esta foi a primeira entrada de Williams sobre a lista de singles desde 1989.

A cantora Deniece Williams está de volta à vertente que a consagrou, o R&B, estreiando na Shanachie Entertainment, lançando o álbum "Love, Niecy Style". Contando com dez canções, a coleção foi produzida por Bobby Eli.

Daniece diz o seguinte a respeito do trabalho com o seu produtor: "Bobby conversou comigo sobre a idéia de se fazer um projeto com músicas das quais sempre gostei. Eu pensei que isso era uma ótima maneira de honrar artistas como Luther Vandross, Donny Hathaway e Gwen Guthrie, bem como tudo o que a música deles sempre representou para mim".

Para estrelar este momento de uma forma especial, a cantora, que já ganhou o Grammy por quatro vezes, convidou alguns artistas como: Stevie Wonder, George Duke e o vocalista do Earth, Wind & Fire, Philip Bailey.

Deniece Williams tem uma voz de soprano distintiva (quatro oitavas). Seu alcance vocal também foi apontado por The New York Times. Sua voz penetrante, um soprano felino subiu facilmente à Mi bemol, e trabalhou vários sons em vogal prolongada, façanhas de uma ginástica vocal perfeita.

Em 29 de abril de 2008 Williams anunciou que está preparando uma proposta de criação de um programa chamado KOP-Kids of Promise em sua cidade natal, Gary, Indiana. Williams disse que o programa vai incluir um centro de aulas e programas dedicados à educação e às artes do espectáculo.

Em 27 de agosto de 2008, uma nova canção / vídeo intitulado "Um Beijo" foi postada no YouTube. A música é produzida pelo Grupo de Mídia Haven e o vídeo dirigido pelo famoso diretor Dabling Harward (Idlewild, When We Were Kings). Também publicado na mesma data, foi um hino inspirado em Barack Obama intitulado "A Change We Can Believe", também postada no youtube.

A canção foi escrita por Williams, percussionista e compositor Jerry Peters Harvey Mason. Até ao momento existem três versões de "A Change We Can Believe In", um "universal" versão que apresenta um 160-coro de voz (atualmente sendo visualizada); um segundo R & B / Gospel-infundido versão com Williams nos vocais, e os final, orchestral / arranjo instrumental para uma variedade de aplicações pós-produção.

Deniece Williams recebeu 4 prêmios em 12 nomeações, do Grammy Awards.

Lets hear it for the boy - Deniece Wiliams (Footloose Soundtrack)


deniece williams - it's gonna take a miracle


Deniece Williams - Cause You Love Me Baby


Deniece Williams - I've Got The Next Dance 1979


A Change We Can Believe In (Yes We Can) - Deniece Williams

Nenhum comentário: