terça-feira, 30 de junho de 2009

Jossana Glessa



A cantora gospel Jossana Glessa é inteligente, bem-humorada. Aos 3 anos de idade, ela já cantava no grupo infantil de sua igreja. Aos 5, começou a fazer apresentações solo e aos 8 lançava seu primeiro disco, "Deus É Perfeito", gravado de forma independente e voltado para o público adulto.

Aos 13 anos, com o lançamento de "Águas Cristalinas", Jossana conheceu finalmente o sucesso. Suas músicas tocaram nas principais rádios evangélicas do país e ela se apresentou em diversas igrejas Brasil a fora. Com um vozeirão atípico para a idade, Jossana surpreendia o público por onde passava. Apesar de tão jovem, nada disso a deslumbrava.

Jossana diz: “Meus pais sempre conversaram comigo sobre tudo que iria acontecer na minha carreira. Amadureci muito rápido. Aos 13 anos eu encarava tudo isso muito bem, por causa da minha educação. Minha mentalidade sempre esteve muito à frente da minha idade”, disse Jossana, numa entrevista descontraída realizada em um restaurante do Rio de Janeiro.

Acompanhada do marido e empresário, Marcio Fiorini, Jossana falou de seus mais novo desafio: lançar um disco por um selo novo. "Tudo Que Sonhei", 8º trabalho da cantora, é apenas o segundo título da You Gospel, gravadora americana que já atuava no Brasil dentro do mercado secular mas que não possuía nenhuma experiência com música gospel.



Marcio, empresário de André Lima – primeiro contratado evangélico da You – foi o responsável por estruturar o braço gospel da gravadora. Foi assim que os americanos conheceram Jossana. Após uma audição do disco Mais Que Um Sonho, que ela lançou há dois anos pela Grapevine, não demorou muito para a assinatura do contrato.

“A You é uma grande promessa de Deus que foi realizada na minha vida. Desde aquele inicio, quando eu cantava sozinha na igreja aos 5 anos, Deus me fez uma promessa de que um dia eu gravaria um disco por uma gravadora americana. É interessante porque eu sempre gostei de ouvir artistas de fora. Isso me incentivou mais ainda”, conta Jossana.

Mas nem tudo foram flores nesse caminho. Algumas indefinições nos rumos da You deixam o futuro de Jossana incerto na gravadora. Como se voltasse a seus tempos de independência, ela continuou – e continua – divulgando Tudo Que Sonhei, à espera do que irá acontecer.

“Enquanto a Grapevine foi uma promessa de gravadora, a You Gospel foi uma promessa de Deus na vida da Jossana. Não sabemos o que irá acontecer com a You. De qualquer forma, o propósito de Deus já se cumpriu”, diz Marcio.

“No interior do país minhas músicas estão sendo muito bem tocadas. Em algumas cidades, estou em primeiro lugar nas rádios. Apenas no Rio e em São Paulo ainda estamos esperando para iniciar uma divulgação mais forte”, revela Jossana.

Problemas “extracampo” à parte, Jossana caprichou na produção de Tudo Que Sonhei. Para garantir a riqueza rítmica do disco – que vai do pop-rock de No Deserto à soul music da faixa-título, passando pelo forró pentecostal de Se Tem Fogo e o pop americano de Aquele, que lembra o hit Without You, de Mariah Carey – a cantora convocou três produtores, Jairinho Manhães, Silvinho Santos e Mito.

Entre os músicos, nomes experientes como o baterista Geraldo Abdo, do Novo Som; o pianista Rafael Castilhol; o saxofonista Marcos Bonfim e os vocalista Marquinhos Menezes, Jozyanne e Betânia Lima. Muitos desses nomes vêm trabalhando com uma exigente Jossana disco após disco.

“Sou uma pessoa que gosta de acompanhar tudo, de dar opinião em tudo. Se não fosse assim, não teria nem gravado este disco, mesmo sabendo que estou trabalhando com pessoas competentes. Se eu escolhi essas pessoas, é porque eu acho que cada música tem a sua cara”, esclarece.

Uma das músicas do disco tem uma cara bastante diferente. O Som do Céu, de Josué Teodoro, é uma mistura de maracatu e frevo, lembrando as músicas de carnaval do Nordeste. Se alguém ouvir e se assustar, é porque não conhece a trajetória de Jossana. Ela foi a primeira cantora a gravar um charme e um pagode no meio gospel. A bola da vez é algo que assemelha à chamada axé music.

“O Josué Teodoro sabe que eu não tenho medo de cantar nada. Ele disse que só poderia dar essa música para mim. Só eu cantaria esse estilo!”, lembra Jossana. “Esta é uma música fácil, comunicativa, com um ritmo bem pra frente, em que eu canto e a igreja responde. Entreguei-a ao Mito pedindo que ele fizesse como se estivéssemos em um trio elétrico. Em algumas igrejas já virou corinho de tão fácil que é o refrão.”

Como desafios não são problemas para Jossana, a cantora tem entre seus projetos gravar um disco para o público infantil. Se a sua voz, forte e grave, se encaixará bem em músicas para crianças? Ela ainda não sabe, mas promete tentar.

Sincera, a cantora lamenta a quantidade de falsos discos ao vivo que têm invadido o mercado gospel e planeja lançar o seu. Serão CD e DVD ao vivo, de verdade, sem milhões de remendos em estúdio e, no lugar de músicas desconhecidas, os principais sucessos dos... 18 anos de carreira.

“Já vou fazer 20 anos de carreira daqui a pouco! Gente, mas eu sou tão nova!!!”, diverte-se Jossana, que, embora seja da Assembléia de Deus, não pensa em ser pastora após a ordenação de Cassiane e não esconde ser fã de Ed Motta, Ana Carolina, Rosana e Roupa Nova. Definitivamente, ela é uma artista à frente de seu tempo.

Nenhum comentário: