terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Metal Nobre


Metal Nobre é uma banda de rock e metal cristão, nascida na igreja Assembléia de Deus de Brasília, em 1997. Foi fundada por JT, Kenney Gouveia, Pedro Pantoja e Maurício Barbosa.

Herdeira da JT e Banda, cujos músicos, antes da primeira gravação, optaram por mudar de nome.

A banda fez um considerável sucesso no Distrito Federal e no Brasil, vendendo trinta mil discos no seu segundo álbum, marca considerável para uma banda de metal cristão.

Integrantes

- Formação atual

JT - vocalista, membro fundador e autor da maioria das canções.
Leonel Valdez - guitarrista, entrou no lugar de Kenney Gouveia.
Kenney Gouveia - baixista e membro fundador da banda.
Luis Cláudio - baterista da banda, da qual foi roadie por sete anos.

- Ex-integrantes

Pedro Pantoja - guitarrista da banda, foi um dos fundadores e o autor de várias das canções.
Maurício Barbosa - antigo baterista da banda.
Hirion Jr. - tecladista que havia entrado para um apoio nas baladas da banda.

Até 2004, os brasilienses do Metal Nobre, um dos principais nomes do hard rock gospel nacional, haviam lançado quatro discos. Duas características marcam o trabalho do grupo: as letras evangelísticas, sempre audíveis apesar do som pesado das guitarras, e as constantes mudanças em sua formação.

Os primórdios do Metal Nobre vêm do JT & Banda, grupo que JT, ex-vocalista do Kadesh, montou em fevereiro de 97 com o companheiro de banda Eudes (bateria), Wellington Souza (guitarra) e Carlos (baixo). Um mês depois, a primeira mudança: sai Carlos, entra Kenney Gouveia, ex-Akza, que deu o nome atual da banda, depois de um sonho. Kenny foi o grande responsável pela sonoridade do grupo, permanecendo até o último trabalho do Metal Nobre, o CD e DVD ao vivo Nas Mãos do Senhor.

Mas, nesse tempo, outros integrantes entraram e saíram da banda. Ainda em 97, Eudes saiu para dar lugar a Maurício Barbosa, que ficou apenas um ano; em 98, entrou em seu lugar Adriel Sorriso. O posto de guitarrista também não ficou imune às mudanças: Wellington, autor dos hits Amar e Paraíso, saiu para a entrada de Pedro Pantoja, outro ex-Akza. Com ele, o Metal Nobre conheceu um período fértil de composições, incluindo os sucessos Cálice, que abriu as portas do mercado gospel para a banda, e Louvai. Pedro ficou até 2000, quando o posto foi assumido por Leonel Valdez.

E foi com essa formação – JT (voz), Leonel Valdez (guitarra), Kenney Gouveia (baixo), Adriel Sorriso (bateria) e, como convidado, Jack (teclado) – que o Metal Nobre gravou, em março de 2002, os ótimos CD/DVD Nas Mãos do Senhor, diante de mais de 25 mil brasilienses. Mas, quando tudo indicava que finalmente o grupo estava fechado, Kenney anuncia sua saída, em outubro do mesmo ano. Atualmente, o baixo está a cargo de Daniel. Outro que não ficou foi Jack. A banda contratou um tecladista, Hiron Jr., o que, segundo JT, deu o brilho que faltava às baladas.

Será que as mudanças pararam por aí? Nem JT, uma espécie de Humberto Gessinger do gospel (Humberto é vocalista dos Engenheiros do Hawaii, banda de rock secular que também passou por várias trocas de componentes e hoje só conta com ele da formação original), garante que sim.

“Até quando estaremos juntos, só Deus sabe. Porém, uma coisa é certa: enquanto isso, muito rock vai rolar!!!”, diz o cantor, no site oficial da banda (www.metalnobre.com.br). Em entrevista para o UNIVERSO MUSICAL, JT também prefere não afirmar que esta é a formação definitiva. “Acho que seria melhor dizer que esta também é uma formação que está nas mãos do Senhor e que estaremos juntos enquanto Deus permitir”.

“Só não vale chamar de dinossauro”

Enquanto não lança o novo disco, o Metal Nobre segue divulgando Nas Mãos do Senhor, que marcou sua estréia na Gospel Records, após três trabalhos por outra gravadora – Metal Nobre (98), Revelação (99) e Metal Nobre III (2001). O disco não é exatamente de metal, como os de bandas como Sepultura e Iron Maiden, em que não dá para entender uma palavra do que se diz.

Com o Metal Nobre, um grupo que poderia ser definido como de hard rock, é justamente o oposto: apesar das guitarras pesadas, as letras das 11 faixas estão sempre às frente e são totalmente compreensíveis, falando sempre do poder de Deus.

“Nosso foco principal está no evangelismo, repassar os ensinamentos de Jesus para todos. Estamos sempre preocupados com o que estamos passando para a galera, pois, quando Jesus voltar, daremos conta de tudo”, diz o vocalista JT, lembrando que, embora muitas pessoas duvidem, os roqueiros evangélicos também podem ter uma vida consagrada.“

Quando alguém quer encontrar coisas boas em você, procura e acha. Se quiser encontrar algo que não presta, e não achar, criará algo para ter motivo do que falar. Acho que chegou a hora de se ligar primeiro em Deus e depois em nós mesmos, pois já temos muita coisa para melhorar em nossas vidas. A banda está sempre preocupada com a vida espiritual e ninguém abre mão de estar em sua igreja no domingo.”

O CD e o DVD trazem sucessos como Jerusalém, Paraíso, Lágrimas e Louvai, além de uma inédita, Metal Nobre. Alguns hits acabaram ficando de fora, como Amar e Cálice.

Entre rocks pesados e baladas, com uma ótima performance de toda a banda, em especial do guitarrista Leonel Valdez, é nítida a influência de grupos como Fruto Sagrado e Resgate, até mesmo pelo releitura hardcore de corinhos no fim do disco, algo que o Resgate fez, com sucesso, em Florzinha.

Mas também é possível notar algumas influências de bandas seculares, como Guns ‘n’ Roses e Scorpions. JT confirma, mas garante que sabe separar o joio do trigo.

“Quando alguém quer se formar, por exemplo, em Psicologia ou História, estuda somente em livros escritos por cristãos? Eu analiso todas as coisas e retenho, como diz a Palavra de Deus, somente o que é bom, descartando o que não presta. Quanto a essas duas bandas, curto muito o dom que Deus deu para elas. Só lamento que seus integrantes não tenham dedicado esse dom para o louvor e a adoração de nosso Senhor Jesus”, diz o vocalista.

O fato de o Metal Nobre ter uma sonoridade semelhante a algumas bandas de rock secular, mas com letras que falam do amor de Deus, acaba sendo uma poderosa arma de evangelização. E realmente, nos shows da banda Brasil afora, muitas pessoas têm se convertido. Mesmo de longe, JT e cia. acompanham a vida desses novos crentes.

“Nós temos os Amigos do Metal, que estão espalhados por todo o Brasil. Eles acompanham as pessoas que se convertem em nossas apresentações, pois não temos como acompanhar a todos por morarmos longe demais. Porém temos recebido informações da galera sobre o que está acontecendo com os novos convertidos”, conta JT.

Ainda falando de bandas seculares, desta vez nacionais, Brasília, terra natal do Metal Nobre, foi o maior celeiro do rock brasileiro nos anos 80, com o surgimento de bandas como Paralamas do Sucesso, Legião Urbana, Capital Inicial e Plebe Rude. Será que o interesse de JT pelo rock veio dessa época?

“Estou completando 40 anos e já curtia rock um pouco antes dessa época. Só não vale me chamar de dinossauro, valeu?”, brinca o cantor.

Em sete anos de existência, os brasilienses do Metal Nobre, um dos principais nomes do hard rock gospel nacional, lançaram quatro discos e estão em estúdio preparando o quinto, com previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2005. Duas características marcam o trabalho do grupo: as letras evangelísticas, sempre audíveis apesar do som pesado das guitarras, e as constantes mudanças em sua formação.

Os primórdios do Metal Nobre vêm do JT & Banda, grupo que JT, ex-vocalista do Kadesh, montou em fevereiro de 97 com o companheiro de banda Eudes (bateria), Wellington Souza (guitarra) e Carlos (baixo). Um mês depois, a primeira mudança: sai Carlos, entra Kenney Gouveia, ex-Akza, que deu o nome atual da banda, depois de um sonho. Kenny foi o grande responsável pela sonoridade do grupo, permanecendo até o último trabalho do Metal Nobre, o CD e DVD ao vivo Nas Mãos do Senhor.

Mas, nesse tempo, outros integrantes entraram e saíram da banda. Ainda em 97, Eudes saiu para dar lugar a Maurício Barbosa, que ficou apenas um ano; em 98, entrou em seu lugar Adriel Sorriso. O posto de guitarrista também não ficou imune às mudanças: Wellington, autor dos hits Amar e Paraíso, saiu para a entrada de Pedro Pantoja, outro ex-Akza. Com ele, o Metal Nobre conheceu um período fértil de composições, incluindo os sucessos Cálice, que abriu as portas do mercado gospel para a banda, e Louvai. Pedro ficou até 2000, quando o posto foi assumido por Leonel Valdez.

E foi com essa formação – JT (voz), Leonel Valdez (guitarra), Kenney Gouveia (baixo), Adriel Sorriso (bateria) e, como convidado, Jack (teclado) – que o Metal Nobre gravou, em março de 2002, os ótimos CD/DVD Nas Mãos do Senhor, diante de mais de 25 mil brasilienses. Mas, quando tudo indicava que finalmente o grupo estava fechado, Kenney anuncia sua saída, em outubro do mesmo ano. Atualmente, o baixo está a cargo de Daniel. Outro que não ficou foi Jack. A banda contratou um tecladista, Hiron Jr., o que, segundo JT, deu o brilho que faltava às baladas.

Será que as mudanças pararam por aí? Nem JT, uma espécie de Humberto Gessinger do gospel (Humberto é vocalista dos Engenheiros do Hawaii, banda de rock secular que também passou por várias trocas de componentes e hoje só conta com ele da formação original), garante que sim.

“Até quando estaremos juntos, só Deus sabe. Porém, uma coisa é certa: enquanto isso, muito rock vai rolar!!!”, diz o cantor, no site oficial da banda (www.metalnobre.com.br). Em entrevista para o UNIVERSO MUSICAL, JT também prefere não afirmar que esta é a formação definitiva. “Acho que seria melhor dizer que esta também é uma formação que está nas mãos do Senhor e que estaremos juntos enquanto Deus permitir”.

“Só não vale chamar de dinossauro”

Enquanto não lança o novo disco, o Metal Nobre segue divulgando Nas Mãos do Senhor, que marcou sua estréia na Gospel Records, após três trabalhos por outra gravadora – Metal Nobre (98), Revelação (99) e Metal Nobre III (2001). O disco não é exatamente de metal, como os de bandas como Sepultura e Iron Maiden, em que não dá para entender uma palavra do que se diz. Com o Metal Nobre, um grupo que poderia ser definido como de hard rock, é justamente o oposto: apesar das guitarras pesadas, as letras das 11 faixas estão sempre às frente e são totalmente compreensíveis, falando sempre do poder de Deus.

“Nosso foco principal está no evangelismo, repassar os ensinamentos de Jesus para todos. Estamos sempre preocupados com o que estamos passando para a galera, pois, quando Jesus voltar, daremos conta de tudo”, diz o vocalista JT, lembrando que, embora muitas pessoas duvidem, os roqueiros evangélicos também podem ter uma vida consagrada. “Quando alguém quer encontrar coisas boas em você, procura e acha. Se quiser encontrar algo que não presta, e não achar, criará algo para ter motivo do que falar. Acho que chegou a hora de se ligar primeiro em Deus e depois em nós mesmos, pois já temos muita coisa para melhorar em nossas vidas. A banda está sempre preocupada com a vida espiritual e ninguém abre mão de estar em sua igreja no domingo.”

O CD e o DVD trazem sucessos como Jerusalém, Paraíso, Lágrimas e Louvai, além de uma inédita, Metal Nobre. Alguns hits acabaram ficando de fora, como Amar e Cálice. Entre rocks pesados e baladas, com uma ótima performance de toda a banda, em especial do guitarrista Leonel Valdez, é nítida a influência de grupos como Fruto Sagrado e Resgate, até mesmo pelo releitura hardcore de corinhos no fim do disco, algo que o Resgate fez, com sucesso, em Florzinha.

Mas também é possível notar algumas influências de bandas seculares, como Guns ‘n’ Roses e Scorpions. JT confirma, mas garante que sabe separar o joio do trigo.

“Quando alguém quer se formar, por exemplo, em Psicologia ou História, estuda somente em livros escritos por cristãos? Eu analiso todas as coisas e retenho, como diz a Palavra de Deus, somente o que é bom, descartando o que não presta. Quanto a essas duas bandas, curto muito o dom que Deus deu para elas. Só lamento que seus integrantes não tenham dedicado esse dom para o louvor e a adoração de nosso Senhor Jesus”, diz o vocalista.

O fato de o Metal Nobre ter uma sonoridade semelhante a algumas bandas de rock secular, mas com letras que falam do amor de Deus, acaba sendo uma poderosa arma de evangelização. E realmente, nos shows da banda Brasil afora, muitas pessoas têm se convertido. Mesmo de longe, JT e cia. acompanham a vida desses novos crentes.

“Nós temos os Amigos do Metal, que estão espalhados por todo o Brasil. Eles acompanham as pessoas que se convertem em nossas apresentações, pois não temos como acompanhar a todos por morarmos longe demais. Porém temos recebido informações da galera sobre o que está acontecendo com os novos convertidos”, conta JT.

Ainda falando de bandas seculares, desta vez nacionais, Brasília, terra natal do Metal Nobre, foi o maior celeiro do rock brasileiro nos anos 80, com o surgimento de bandas como Paralamas do Sucesso, Legião Urbana, Capital Inicial e Plebe Rude. Será que o interesse de JT pelo rock veio dessa época?

“Estou completando 40 anos e já curtia rock um pouco antes dessa época. Só não vale me chamar de dinossauro, valeu?”, brinca o cantor.

Metal Nobre- Guerreiro de Deus - Narnia

Metal Nobre - Jerusalém

Metal Nobre - Filho do Homem

Melosweet


O Grupo MELOSWEET surgiu quando foram convidados para um aniversário de 15 anos de uma jovem no Rio de Janeiro, no dia juntaram-se e cantaram uma canção, a partir daquela data passaram a entoar canções nas igrejas.

Com vozes privilegiadas, cantam os mais variados ritmos: Pop, Charm, Ritm'n Blues além do sabor bem brasileiro Forró e Sertanejo, sem perder o estilo romântico, descontraído e cheio da unção divina. Com a maioria das composições feitas por eles mesmos, a Palavra de Deus tem sido pregada e muitos são alcançados com músicas que falam ao coração.

Quatro jovens com vozes privilegiadas e ungidas por Deus, amigos de infância criados na zona oeste do Rio de Janeiro, na mesma rua, em um bairro chamado Corcundinha, formam o Grupo Melosweet.

Com uma musicalidade bem eclética, o Melosweet tem em seu repertório os mais variados ritmos, não perdendo, com isso, o estilo romântico, descontraído e cheio da unção divina. Os ritmos mais presentes são o pop, o charm e o rythm`n blues, além do sabor bem brasileiro do forró e do sertanejo.

A maioria das músicas do grupo foi composta por eles mesmos, sempre visando a pregação da Palavra de Deus e a transformação de vidas.

Através do louvor marcante do Melosweet, muitos são alcançados com músicas que tocam no coração de todos os que apreciam e acompanham a trajetória abençoada do grupo.

Tudo começou numa festa de aniversário de 15 anos... Eraldo Taylor, que desde pequeno já tinha uma enorme paixão pela música, conseguiu um disco do grupo Acappela. A partir daí, reuniu aqueles amigos de infância para ensaiarem.

Os rapazes passavam o dia inteiro ouvindo as músicas e cantando, procurando reproduzir da melhor maneira possível os arranjos vocais que ouviam. Aliás, em suas apresentações, sempre que falam de sua história, os rapazes do grupo afirmam que cantavam "de três em três minutos" e, no intervalo, ensaiavam. Realmente era o tempo todo...

Um dia, foram convidados para uma festa de 15 anos. A festa estava maravilhosa e transcorria normalmente, até que foram pegos de surpresa. Durante a festa, uma voz no microfone fez o convite que talvez tenha sido o mais difícil de todos os tempos – “Vamos ouvir o grupo do ‘morrinho’!” As pernas não paravam de tremer um instante sequer. O nervosismo foi inevitável, já que eles nunca haviam cantado em lugar algum, nem mesmo na igreja.

Apesar da apreensão pelo inesperado convite, os rapazes “encararam” o desafio, algo que eles jamais poderiam imaginar que pudesse ocorrer tão de repente. A partir daí, todos os convidados ficaram olhando os rapazes do grupo enquanto eles faziam aquela “tão longa” caminhada da mesa até os microfones. Ainda sem saber o que iriam cantar, os rapazes do grupo do “morrinho” se entreolhavam.

O silêncio, que já incomodava, foi quebrado quando escolheram a música e começaram a cantar. Foi tudo muito bonito e perfeito! Os rapazes louvaram com tanta unção que fez as pessoas ali presentes vibrarem de tanta alegria e emoção.

Os rapazes do “morrinho” foram aplaudidos de pé, para honra e glória do Senhor Jesus. A partir desse episódio, os rapazes resolveram formar um grupo de fato. Foram surgindo vários convites e nenhum deles era recusado. Até em salão de beleza o grupo já cantou!

Na verdade, eles ainda não sabiam que tudo aquilo era um plano de Deus para suas vidas. O tempo foi passando e surgiu a necessidade de escolher um nome para o grupo. Então, resolveram adotar o nome Plena Paz (nome do grupo que era formado pela família Nascimento).

Com o desenvolvimento do grupo, inevitavelmente surgiu o desejo de gravar um disco. Daí oraram, pedindo a Deus uma confirmação. O aval do Senhor para o projeto deu início a uma linda carreira de muitas alegrias, mas também de grandes obstáculos. Um deles foi o lançamento do primeiro CD, pois a falta de recursos financeiros fez com que parassem a gravação.

Passaram-se três anos até conseguirem finalizar o disco. Faltavam forças, mas, nesse momento tão difícil, Deus deu uma canção a Moisés (Freitas) e as forças voltaram em dobro quando eles mesmos tiveram de cantar “Espera só mais um pouquinho, se a bênção está demorando, espera só mais um pouquinho... ” Esta canção parecia ser exclusivamente para eles. Durante a gravação do primeiro CD, passaram a adotar o nome de Melody.

Aliás, esse trabalho de estréia se tornou um grande sucesso. Tudo ia muito bem, quando tiveram que trocar, mais uma vez, o nome do grupo. Parecia até brincadeira, mas as sugestões eram todas muito engraçadas! O Eraldo (Taylor), por exemplo, não foi feliz na sua sugestão: Cordeirinhos de Cristo.

Vários outros nomes foram citados até que o Alex (Félix) sugeriu: “Por que não Melosweet?! Uma “doce melodia” para o nosso Deus, o que acham?” Todos concordaram, e hoje o Melosweet segue ganhando almas para o Senhor, cantando suas tão doces melodias.

Melosweet "Motivo da Minha Canção"


Melosweet - A porta

Melissa


Melissa é uma cantora Consagrada no mercado evangélico. Nome muito popular no segmento, Melissa tem um público considerável que conferem seus trabalhos desde o seu primeiro sucesso "Razão de Viver".

Nascida na cidade do Rio De Janeiro, Melissa (de nome Iracema Cabral Botelho) mãe de dois filhos, foi funcionária pública por alguns anos.

Logo após várias tentativas de ser feliz e todas ela frustradas, recebeu por parte de sua mãe um convite para ir a igreja buscar uma mudança de vida (na época IURD da Abolição).

Melissa com desconfiança e meio temerosa chegou à aquele lugar de fé e muito fervor, percenbendo então que ali era o seu lugar e que Deus já estava fazendo o milagre acontecer naquele momento.

Depois de uma entrega de coração, Melissa participa de um festival de música na igreja que frenquentava (IURD), recebendo assim muitos elogios e admiradores mesmo sem ter gravado nenhum tipo de canção, até q um dia o Pastor da igreja convida em grande surpressa a Melissa para gravar um disco. Então, começou sua tragetória de sucesso nacional e internacional.

Melissa grava seu 1° Lp intitulado "Voz Do Coração", sucesso garantido (naquela época não havia muitos cantores gospel conhecidos, os poucos nomes existentes não eram tão divulgados).

Melissa gravou 2° "Razão De Viver", marca registrada da cantora, tocada nas rádios até o dia de hoje, 3° "De Bem Com A Vida" - consolidando a cantora no mercado gospel e firmando-a como compositora e presenteando-a com varias premiações em todo país, 4° "Heróis Da Fé" - músicas que falam forte ao coração, considerado pela critica o melhor trabalho de Melissa, 5° "Agindo Deus" - traz Agindo Deus a música titúlo do cd que fez tanto sucesso que foi gravada em vários idiomas por todo o mundo.

Melissa compôs todas as letras tornando-se assim uma compositora respeitada no meio gospel. Logo em seguida Melissa encerra seu contrato com a então gravadora *Line Records para formar seu próprio selo fonografico o "Melissa Gospel Producoes", onde pelo mesmo ela lançou: *Melissa 10 Anos - cd de comemoração
onde a cantora regrava canções de sucesso pedidas pelo povo de Deus em suas apresentações, com roupagem nova e um vocal de arrepiar mas sem perder a essência das inspirações de Deus.

*Vitória E Domínio - a cantora vem mostrando seu lado eclético, com canções em ritmo de forró, versão de Jaci Velasquez, instrumental, adoração, petencostal.

*Melissa For Babies - cd instrumental para as crianças.

* Melissa Músicas Que Curam A Alma - cd também de genero instrumental voltado a meditação.

Logo após essa tragetória Melissa assina contrato com a gravadora "Zekap Gospel" que também tinha no seu cast nomes como: Rose Nascimento, Pâmela e Giselle Di Meni, lançando pela mesma o seu 10° trabalho "Sol Da Justiça" - oferencendo assim uma grande criatividades de letras e ritmos para os seus admiradores.

Melissa volta com seu selo "MGP" lançando ao mercado o tão esperado cd ao vivo intitulado "Recordações - Ao Vivo" - onde podemos apreciar músicas dos cd's Agindo Deus e Heróis Da Fé, aparte de uma versão de natal feita por Melissa.

Ano de 2005, Melissa depois de um namoro persistente volta a fazer parte do cast da gravadora "Line Records" que a projetou no mescado gospel e vice-versa.

Com tempo recorde Melissa lança "Se Creres Verás" em menos de 3 meses - trabalho este que marcou a volta à casa discografica com belissímas canções com destaque para *Debaixo Das Tuas Asas e outras.

Melissa volta a mídia com força total, cumprindo assim mas uma vez a palavra do nosso Deus: " O Filho permanece pra sempre na casa".

Em 2008, Melissa lançou o 13° trabalho "Seja Constante", infinitas mostras de amor e letras de incentivo aos que pensam em deixar tudo pra trás.

Melissa vencedora de vários Toféus Talento (cantora do ano 2 vezes - cd do ano 2 vezes - música do ano), Prêmio De Bem Com A Vida, Fm 105.

Ela se firmou na Música Gospel Brasileira como um dos maiores nome do Brasil, tem seus trabalhos divulgados por "Portugal, Itália e Franca", esperando cumprir um grande sonho de ir a África.

Melissa, em 2000, foi solicitada por uma tribo indigena (eles ligaram pra sua gravadora requisitando todos os trabalhos da cantora).

Melissa tem participações em cd's de vários artístas gospel, lançamento de uma coletânea com seu nome: "Seleção De Ouro Melissa - Vol. 1 e 2" sendo uma das campeãs de venda dessa coleção.

Melissa escreveu o livro "Palvras Que Curam" - livro de auto-ajuda.

Melissa - Razão De Viver - 1997


Melissa - Dom real


MELISSA - HOMEM SÓ


Alguém que ama você - Melissa

Melissa Barcelos


Melissa Barcelos é natural de Novo Hamburgo/RS. Atualmente, reside em Nova Friburgo, cidade serrana do Estado do Rio de Janeiro.

Sempre fez parte da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Começou a pensar em gravar seu primeiro disco solo, com o apoio de seu noivo Sandro Barcelos e sua primeira experiência em estúdio foi ao gravar a música “Amor e Poder Sem Igual” em 1995. No ano 2000, incentivada pelos pastores Alejandro Bullón, Marino de Oliveira e Cléo Fortes, gravou seu primeiro CD "Mais Forte do que Sou", produzido pelo maestro Evaldo Vicente.

Seu segundo trabalho musical produzido por Evaldo, com o título "Verei Meu Jesus", foi lançado no ano 2002, com ênfase na volta de Jesus.

O terceiro CD solo intitulado "Deixo Tudo Para Trás", foi produzido pelo maestro Ronnye Dias e lançado em Março de 2005, com participação especial de Felipe Valente na música “Meu Coração É Todo Seu”.

A partir da gravação do seu terceiro trabalho musical, Melissa Barcelos criou o Ministério MB Records, dedicando-se somente à obra do Senhor, sempre acompanhada por seu esposo Sandro Barcelos. Já cantou em 19 estados do Brasil, 7 nos Estados Unidos e em Cochabamba na Bolívia.

Em Junho de 2007 a Gravadora Novo Tempo lançou o DVD Santuário, que envolve uma seleção de músicas dos 3 trabalhos da cantora, clipes com músicas inéditas e a participação de cantores como Ronaldo Fagundes, Társis Iraídes e Arautos do Rei. Este trabalho foi disponibilizado também em CD Simples e Duplo.

Em Novembro de 2007 Melissa teve a produção de Suzanne Hirle no álbum intitulado “No Teu Altar”. Este disco trouxe músicas de adoração e composições de diversos músicos brasileiros. A única versão do CD foi a música “Completamente Teu”, que em inglês faz parte do Filme “Desafiando Gigantes” da Editora BV Films.


Melissa Barcelos fala a respeito do Ministério Musical: "AGRADEÇO A DEUS POR DAR-ME ESTE MINISTÉRIO. É UMA OPORTUNIDADE QUE POUCAS PESSOAS TÊM, DE SEU TRABALHO PROFISSIONAL SER USADO PARA EVANGELIZAR. OS TEMAS QUE ESTAMOS DANDO ÊNFASE NA ATUALIDADE SÃO: A SEGUNDA VINDA DE JESUS E O NOSSO CORPO COMO SANTUÁRIO. NO ÚLTIMO DISCO EXALTAMOS A ADORAÇÃO AO NOSSO DEUS."

Seu Ministério Musical tem como objetivo levar às pessoas a serem sensibilizadas pelo amor de Deus através das músicas que interpreta e fazer parte da obra missionária da Igreja Adventista do Sétimo Dia que anuncia a breve volta de Jesus Cristo.

Revolução (Melissa Barcelos)


Melissa Barcelos-no teu altar


MELISSA BARCELOS - COMPLETAMENTE TEU

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

MercyMe


MercyMe é uma banda de rock cristão norte-americana formada em Greenville, Texas.

A banda é composta pelo vocalista Bart Millard, o tecladista James Bryson, o percussionista Robin Shaffer, pelo baixista Nathan Cochran e pelos guitarristas Michael Scheuchzer e Barry Graul.

A banda formou-se em 1994 tendo lançado seis álbuns independentes antes de assinar contrato com a INO Records em 2001.

MercyMe ganhou notoriedade e reconhecimento após o single "I Can Only Imagine" do seu primeiro grande álbum, Almost There, que foi certificado dupla platina.

A banda já editou cinco álbuns de estúdio, tendo três deles sido certificados ouro, e lançaram ainda uma compilação de grandes êxitos. A banda já ganhou diversos GMA Dove Awards.

Nascido numa família e sendo filho de um jogador de futebol da Southern Methodist University Arthur Millard e irmão também de um jogador de futebol, o vocalista de MercyMe Bart Millard queria também seguir as pisadas e seguir o mesmo sonho, mas a sua carreira ficou por aí mesmo quando teve uma lesão no tornozelo num jogo de futebol do liceu.

Como resultado da lesão, Millard entrou para o coro. Enquanto calouro na universidade, o pai de Bart faleceu.

O seu pastor mudou-se do Texas para a Flórida e convidou Bart para trabalhar numa banda de adoração de jovens. Bart aceitou o convite e foi trabalhar no sistema de vídeo e som do grupo.

Um dia quando o vocalista do grupo teve dificuldades
no palco, Bart aceitou o desafio de cantar no grupo.

James Bryson tocou piano nessa peça com Bart e mais tarde juntaram-se os dois numa viagem à Suíça com uma banda de adoração.

Esta viagem tornou-se na causa de ambos levarem em consideração de tornar a música uma coisa a tempo inteiro. Millard e o seu amigo guitarrista Mike Scheuchzer, chegou de Oklahoma City para fundar MercyMe com Bryson.

O trio montou um estúdio num centro de dia abandonado.
O baixista Nathan Cochran e o baterista Robby Shaffer juntaram-se mais tarde tendo participado nos seis álbuns independentes antes de assinarem com a INO Records em 2001.

Ao contrário dos primeiros três trabalhos, a sua carreira inicial tinha uma sonoridade mais virada para o rock.

O nome da banda "MercyMe" surgiu quando Bart estava na Flórida como ministro. Diz que a sua avó um dia exclamou: "Well mercy me, why don’t you get a real job?"

Almost There, Spoken For e Undone (2001-2004) Após assinarem com a INO Records, a banda editou o seu primeiro grande projeto, Almost There.

O single "I Can Only Imagine" valeu um Dove Awards em 2002 na categoria "Song of the Year"; contudo só após três anos do lançamento é que a música atingiu o sucesso geral, tendo atingido a Billboard 200 e chegando à Adult contemporary e à U.S.

Country Charts, acabando com a certificação de dupla platina do disco. A canção surgiu num momento de dor que Bart passou, com a morte do pai com cancro.

Em 2002, MercyMe edita o segundo álbum, Spoken For. O disco teve dois singles, "Spoken For" e "Word of God Speak" que chegaram ao nº 1 das rádios cristãs. O disco foi certificado Ouro.

O tema do álbum baseava-se que Deus tinha um lugar reservado para quem tivesse uma relação com Ele. O trabalho de capa e interior mostra um lugar de estacionamento reservado, sendo uma metáfora para o tema do álbum.

O disco ganhou três Dove Awards, mas foi mais devido ao enorme sucesso do single "I Can Only Imagine" no mercado.

Em 2003, o guitarrista Barry Graul juntou-se à banda,
dando-lhe a hipótese de participar no terceiro álbum de estúdio, Undone.[14]

Em 2004, a banda foi na turné "Imagine Tour" com Amy Grant e Bebo Norman. Durante a turné a banda ainda encontrou tempo para lançar o terceiro disco, Undone que teve dois sucessos no top 10: "Here With Me" que chegou igualmente à Billboard's Top 100 no mesmo ano e "In the Blink of an Eye" que no final de 2005 atingiu o nº 5 das rádios cristãs.

O disco também incluía a canção "Homesick", que recebeu uma atenção especial por parte das rádios e crítica cristãs.

A música foi inspirada na dificuldade daquelas quatro ou cinco semanas em que um membro da banda teve um total de oito "amores" passageiros nesse período.

Com a crença de que o Céu é a última casa, a música tornou-se no desejo dessas oito pessoas um dia estarem na última moradia.

J. Countryman, uma divisão da Thomas Nelson, fez um contrato com a banda para o lançamento de um livro baseado na sua canção "I Can Only Imagine"; foi editado a 22 de Junho de 2004.

The Christmas Sessions e Coming Up To Breathe (2005 - 2006) Em 2005, MercyMe foi em torné com Jeremy Camp, The Afters e Monk and Neagle para a promoção do álbum "Undone".

Após a edição de Undone em 2004, a banda tirou um tempo para descanço antes de lançar o próximo disco, tendo aproveitado para trabalhar numa gravação de natal.

The Christmas Sessions foi editado a 27 de Setembro de 2005. O álbum foi o grande esforço para reestabelecer a sonoridade rock que a banda era rotulada, sendo um passo para o próximo disco Coming Up to Breathe.

A banda teve ainda uma torné de natal com Steven Curtis Chapman, que editou também um álbum de natal nesse mesmo ano, chamado All I Really Want for Christmas, que foi inspirado pela observação de Chapman de que muitas crianças órfãs acordam sem família no natal.

Em 2006, MercyMe editam Coming Up to Breathe, que estreou no nº 13 da Billboard 200.

Apesar da banda ter ganho uma reputação de ser um grupo cristão, a banda decidiu tornar Coming Up To Breathe um disco de rock.

Em promoção do disco, MercyMe foi na torné "Coming Up To Breathe Tour" juntamente com Audio Adrenaline e Phil Wickham na sua despedida, tendo metade dos concertos estado esgotados nas duas semanas.[20] Do disco saíram três singles, "So Long Self", "Coming Up To Breathe" e "Hold Fast".

All That is Within Me, Coming Up To Breathe: Acoustic e 10 (2007 - presente) A 20 de Novembro de 2007, a banda edita All That Is Within Me. Millard, o vocalista acreditava que o disco seria um álbum de adoração e que as músicas do disco seriam metade covers de outros artistas e a outra metade seriam originais; contudo quando a banda entrou no estúdio acabou por escrever todas as faixas.

Do disco saíram três singles, "God With Us", "You Reign" e "Finally Home", que tiveram um bom sucesso. Tal como "I Can Only Imagine" e "Homesick", "Finally Home" fala sobre a morte do pai de Millard.

Em 2008, a banda edita Coming Up To Breathe: Acoustic,
uma versão acústica de Coming Up To Breathe.

A 7 de Abril de 2009, a banda lançou o seu primeiro álbum de grandes êxitos, 10 (o título marca a década de "I Can Only Imagine").

O álbum inclui um CD com onze canções e três novas gravações (incluindo a versão nova de "I Can Only Imagine" gravada juntamente com a Orquestra Filarmónica de Londres) e um DVD com onze videoclipes e dois pequenos documentários.

No sábado dia 8 de Agosto de 2009, a banda viajava de Ft. Wayne no Indiana para St. Louis no Missouri, quando se envolveram num trágico acidente.

O carro da banda passava o sinal verde quando outro veículo virou à esquerda de frente. Um dos passageiros
morreu mais o bebê, tendo a mulher grávida morrido no hospital quatro dias depois devidos aos ferimentos. Não houve ferimentos em nenhum dos membros da banda ou no autocarro.

Caridade
Em 2005, MercyMe participou num concerto de beneficência na Universidade de Belmont com outros artistas do country, gospel e cristão contemporâneo em favor dos afetados pelo Tsunami asiático de 2004.

Em 2009, a banda promoveu a torné "Rock and Worship Roadshow" em parceria com a Compassion International e Imagine A Cure para a recolha de fundos para a ajuda a crianças com diabetes através da Imagine A Cure e para pessoas com falta de assistência médica no mundo através da Compassion International.

Acidente trágico
A banda iria atuar no dia seguinte em St. Louis, mas devido ao acidente o concerto foi adiado.

Apesar das noticias dizerem que se mantiveram em silêncio durante vários dias, não contactando a família dos acidentados, MercyMe fizeram uma declaração no mesmo dia através do publicitário Velvet Rousseau Kelm:

“MercyMe would like to express their incredible heartache over this horrible accident. They are praying for the families of all who this will affect, and are asking others to please pray as well. The band and crew sustained minor bumps and bruises, however their hearts are heavy. They appreciate the concern they have received from people all over the world.”


Membros
Bart Millard - Vocal
Nathan Cochran - Baixo
Michael John Scheuchzer - Guitarra
Robin Troy Shaffer - Bateria
James Philip Bryson - Teclados
Barry Graul – Guitarra

Discografia
Álbuns independentes
Pleased To Meet You (1995)
Traces Of Rain, Vol. 1 (1997)
Traces Of Rain, Vol. 2 (1997)
The Need (1998)
The Worship Project (1999)
Look (2000)

Álbuns de estúdio
Almost There (2001)
Spoken For (2002)
Undone (2004)
The Christmas Sessions (2005)
Coming Up to Breathe (2006)
All That Is Within Me (2007)
[editar] Compilações
10 (2009)

Prêmios
GMA Dove Awards

2002 - "Song of the Year" - "I Can Only Imagine"
2002 - "Pop/Contemporary Recorded Song of the Year" - "I Can Only Imagine"
2004 – "Song of the Year" - "Word of God Speak"
2004 – "Artist of the Year"
2004 – "Group of the Year"
2004 – "Pop/Contemporary Song of the Year" - "Word of God Speak"
2005 – "Pop/Contemporary Album of the Year" – Undone
2005 – "Special Event Album of the Year" - The Passion of the Christ: Songs
ASCAP Awards

2003 - Bart Millard ganhou na categoria "Christian Songwriter of the Year" na 25ª edição dos ASCAP Christian Music Awards.

American Music Awards

2004 – "Favorite Contemporary Inspirational Artist

MercyMe - I Can Only Imagine

MercyMe - Bring The Rain

Here With Me - MercyMe

Música Sacra


A música sacra, em sentido restrito (e mais usado), é a música erudita própria da tradição religiosa judaico-cristã. Em sentido mais amplo é usado como sinônimo de música religiosa, que é a música nos cultos de quaisquer tradições religiosas.

A expressão foi cunhada pela primeira vez durante a Idade Média, quando se decidiu que deveria haver uma teoria musical distinta para a música das missas e a música do culto, e tem em sua forma mais antiga o canto gregoriano.

A música sacra foi desenvolvida em todas as épocas da história da música ocidental, desde o Renascimento (Arcadelt, Des Près, Palestrina), passando pelo Barroco (Vivaldi, Bach, Haendel), pelo Classicismo (Haydn, Mozart, Nunes Garcia), pelo Romantismo (Bruckner, Gounod, César Franck, Saint-Saëns) e finalmente o Modernismo (Penderecki, Amaral Vieira).

Algumas formas que se enquadram dentro da música sacra são os motetes, que são peças baseadas em textos religiosos - quase sempre em latim, os salmos, que são uma forma particular de motetes baseadas no Livro dos Salmos, a missa, oriunda da liturgia católica e geralmente dividida em seis partes básicas (Kyrie, Gloria, Credo, Sanctus, Benedictus e Agnus Dei) e o réquiem, ou missa dos mortos, que inclui as partes básicas da missa e mais outras (Dies Irae, Confutatis, Lacrimosa, etc.).

Fonte: aqui

Principais Características da Música Sacra

"Há diferentes opiniões a respeito do que seja música sacra. Tradicionalmente entende-se por música que não lembra a música do mundo e que desperta sentimentos de religião, espiritualidade, santidade e adoração a Deus. (...) Deve ser lembrado que uma música não se torna sacra simplesmente porque é composta para ser tocada na igreja, e nem só porque é tocada na igreja." Instituto Batista de Educação Religiosa da Convenção Batista do Estado de São Paulo, Música e Louvor, p.22.

Convém saber, que toda a música sacra é religiosa, mas nem toda música religiosa é música sacra.

Uma música não é considerada sacra apenas porque o seu autor é um cristão, a sua letra fala de Cristo, ou porque pertence ao repertório de alguma Religião. Ela deve ser santa em si mesma, porque música sacra, é música santa.

Caracteristicas da Música Sacra:

*Promove uma correta visão de Deus, de Sua justiça e de Seu amor.
*Sua letra deve comunicar uma mensagem bíblica doutrinária, de gratidão, e/ou de louvor ao Nome do nosso Criador.
*Não desperta sentimentos humanos do passado ou do presente, vividos em experiências alheias aos propósitos da Salvação.
*Impulsiona a viver por Cristo e para Cristo.
*Não lembra a música secular em quaisquer de suas formas.
*A letra deve ser uma oração, e por conta disso, todo o seu conteúdo deve ser bem claro para merecer um AMÉM no final.
*Os elementos musicais são subalternos aos elementos religiosos em toda sua composição.
*Sua forma musical deve comunicar Espiritualidade.
*Desenvolve no pecador, uma correta visão de si mesmo e do seu estado pecaminoso.
*Conscientiza o pecador da importância do sacrifício na cruz em seu favor, e desenvolve a sua fé.
*Desperta e desenvolve os sentimentos religiosos que motivam a reverência e a adoração ao criador.

"A música deverá não ter nenhum outro alvo ou objetivo senão a glória de Deus e a recreação da alma." Bach.

Principais Elementos da Música:

"Embora a música seja, em si mesma, um Dom de Deus, ainda assim ela obedece às leis da ciência. Os elementos principais da música são: Melodia, harmonia, ritmo e forma.

MELODIA é a organização simples de uma série de sons musicais. É também o elemento básico sobre o qual a música é composta e a principal fonte para a identificação.

HARMONIA é a combinação de sons ouvidos simultaneamente e em geral conhecidos como acordes. Há a possibilidades de um número sem fim de combinação de sons; por isso a harmonia serve para expressar e projetar diferentes estados da alma.

RITMO é tudo que diz respeito à duração do som. É a combinação dos grupos de pulsações (batidas) de diferente duração. O ritmo é o elemento musical mais forte do apelo emocional causado pela música, o que mais prende a atenção.

FORMA é o modo pelo qual se organiza a melodia, a harmonia e o ritmo. Uma boa forma proporciona a unidade básica para a mensagem a ser apresentada através da composição musical."

Instituto Batista de Educação Teológica da Convenção Batista do Estado de São Paulo, Música e Louvor, p. 23.

Conselhos Sobre o Uso da Música na Igreja

"Os que fazem do cântico uma parte do culto divino, devem escolher música apropriada para a ocasião, não notas de funeral, porém melodias alegres, e todavia solenes." Ellen G. White, Evangelismo, Casa Publicadora Brasileira, p. 508.

"Há pessoas que estão prontas para fazer uso de qualquer coisa estranha, que possam apresentar como supremo ao povo... nunca devemos rebaixar o nível da verdade, a fim de obter conversões, mas precisamos elevar o pecador corrupto à alta norma da lei de Deus." Idem, p. 137.

"Quando seres humanos cantam com o espírito e o entendimento, os músicos celestiais apanham a harmonia, e unem-se aos cânticos de ações de graça." Ellen G. White, Obreiros Evangélicos, Casa Publicadora Brasileira, p. 357.

"A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos uns aos outros, com salmos, hinos de cânticos espirituais; cantando ao Senhor com graça em vosso coração." Paulo, Colossenses, 3:16.

Fonte:

Música instrumental


Música instrumental é como se chama a música que não possui vocal. O termo pode se referir à canção que é simplesmente composta sem vocais ou a versões sem vocal de canções que tinham vocal na versão original.

História
Até o começo do século XVI, os instrumentos eram considerados muito menos importantes do que as vozes. Eram usados nas danças, acompanhando o canto, porém simplesmente duplicando as vozes dos cantores ou substituindo na falta de um deles.

Porém, durante o século XVI, os músicos começaram a escrever somente para grupos instrumentais. Os instrumentos se dividiam em dois grupos: os instrumentos bas (baixo ou suave), para uso doméstico, e os haut (alto), para serem tocados em igrejas, grandes salões ou "À céu aberto" (ar livre).

Nassau's Optics on Topics

Descobri este espaço do Nassau e achei interessante pra compartilhar com vcs... Para saber mais sobre a Execução Musical nas Igrejas visite Nassau's Optics on Topics, espaço criado por Rolando de Nassau, organizador do "Dicionário de Música Evangélica" e, por vários anos, colunista de O Jornal Batista, atuando como um perspicaz comentarista dos rumos que a música evangélica através do tempo...


Apresentação
Desde 1951, temos usado a mídia impressa para escrever sobre a execução musical nas igrejas evangélicas do Brasil. Agora, usaremos a mídia eletrônica, com a possibilidade de alcançar em várias partes do mundo pessoas que são interessadas na música evangélica brasileira e estrangeira.

Somos autor da "Introdução à Música Sacra" (Rio de Janeiro: 1957, esgotada) e do "Nassáu - Dicionário de Música Evangélica" (Brasília: 1994). Também somos autor de "Bach: Vida e Obra Sacra", premiada em 1992 pela Academia Evangélica de Letras do Brasil, e tradutor de "La Prière d'après les catechismes de la Réformation", de Karl Barth, que aguardam editor interessado em sua publicação.

Mantemos coluna de crítica musical em "O Jornal Batista". Simultaneamente com a edição impressa, nossos artigos também podem ser lidos na edição eletrônica.

Você pode pedir seu exemplar do dicionário a Roberto Tôrres Hollanda (SQSW-102, BL-B, APT 604, CEP: 70670-202, Brasília, DF, Fone: (0xx6l) 3344-3981, remetendo cheque, nominativo e cruzado, no valor de R$18,00 (dezoito reais), incluídas as despesas postais.

Orientação
Esta página principal foi criada em 15 de junho de 1997 e reformulada em 10 de março de 2002
Este site compõe-se de sete Partes:

1) TOPICOS - para obter informações, comentários e sugestões sobre música evangélica, clique em TÓPICOS.

TÓPICOS/ÍNDICE
*Cânone musical (seleção de obras de música, sacra e religiosa)
*Coroando (comentários sobre atividades de coros, no Brasil e no exterior)
*Estilos (informações sobre formas de música, sacra e religiosa)
*Hinologia (comentários sobre hinos e hinários evangélicos)
*Instrumentos (informações sobre instrumentos usados nas igrejas)
*Música e músicos no cinema (comentários sobre filmes)
*Música sacra em CD (comentários sobre gravações em discos)
*Música sacra em Vídeo (comentários sobre gravações em fitas)
*Ponto crítico (perspectivas relacionadas a obras musicais)
*Prazer de ler (comentários sobre publicações)
*Questão do dia (perguntas sobre fatos da música evangélica)
*Repertório (sugestões sobre a execução musical na igreja)

2) TOPICS IN ENGLISH - alguns assuntos têm uma versão inglesa.

3) ESPAÇO ABERTO - para você apresentar suas perguntas, opiniões e sugestões. As indagações e respostas serão apresentadas pelo E-Mail.

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6) AGENDA - atualizada mensalmente para que você fique sabendo a respeito do que aconteceu e do que acontecerá de importante no meio musical.

7) ARTIGOS - uma seleção de artigos de Rolando de Nassau e Roberto Torres Hollanda, publicados em "O Jornal Batista" e outros periódicos.


Salas de concerto
Os programadores e produtores de eventos musicais evangélicos poderão tentar obter, para sua realização em melhores condições técnicas, as seguintes:

Espaço BNDES - Rio de Janeiro/RJ
E-Mail

Museu da República - Rio de Janeiro/RJ
E-Mail

Teatro "Cândido Mendes" - Rio de Janeiro/RJ
E-Mail

União Cultural Brasil-Estados Unidos - São Paulo/SP
E-Mail

Centro Cultural Teatro Guaíra - Curitiba/PR
E-Mail

Teatro "Arthur Azevedo" - São Luís/MA
E-Mail

A Música na Igreja


Considerada como uma arte funcional, a música é uma arte que tem uma finalidade prática e importante: servir de veículo de expressões humanas. É usada para anunciar produtos (comércio), revelar emoções (romantismo, civismo, política, etc.) e outras ações de comunicação. No culto, não se pode ignorar o poder da música na transmissão e consolidação de mensagens - revelação, louvor, testemunho, apelo, oração...

A música facilita a memorização das mensagens (exemplos: "jingles" de propaganda, hinos cívicos, enredo de escolas de samba (samba-enredo), hinos evangélicos, cânticos, cantigas de roda, etc.).

1 - A MÚSICA NO ANTIGO TESTAMENTO

O primeiro registro sobre o uso de cânticos se encontra em Gênesis 31:27, onde é narrado um episódio envolvendo Labão e Jacó, citando, inclusive,
o uso de tambores e de harpas para acompanhar cânticos de alegria. O texto só não esclarece se tais cânticos eram espirituais ou simplesmente festivos.

Aliás, uma citação mais antiga sobre o cantar é encontrada em Gênesis 4:21, onde é citada a pessoa de Jubal, filho de Lameque, que se tornou pai de todos os que tocam harpa e flauta. Ora, se havia harpa e flauta, naturalmente deveria haver voz para ser acompanhada por tais instrumentos.

Logo após a travessia do Mar Vermelho e a derrota dos exércitos do Faraó, Moisés e os filhos Israel entoaram um cântico de louvor a Deus, conforme se acha registrado em Êxodo 15:1 a 19.

Mais adiante, em Números 21:17, encontramos um interessante texto que narra um episódio, durante a peregrinação de quarenta anos pelo deserto, em que o povo canta. O texto assim fala: "Então cantou Israel este cântico: Brota, ó poço! Entoai-lhe cânticos!"

Em Esdras 3:11 (Bíblia Shedd), encontramos outro significativo texto que diz o seguinte: "Cantavam alternadamente, louvando e rendendo graças ao Senhor, com estas palavras: Ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre sobre Israel. E todo o povo jubilou com altas vozes, louvando ao Senhor por se terem lançado os alicerces da sua casa."

Trata-te de um momento especial na vida do povo de Israel, no pós-exílio, após a reconstrução dos alicerces do templo em Jerusalém, após ter Ciro, o persa, permitido que os cativos voltassem da Babilônia para a sua terra para restaurar o templo.

É um exemplo, dentre os muitos encontrados nas Sagradas Escrituras, do uso da voz na adoração ao nosso Deus. Poderia ter escolhido um outro texto que reunisse o uso da voz no canto mas, creio, Deus me direcionou para este. Mas o episódio narrado é um bom exemplo para nos mostrar o objetivo da voz no canto: louvar e render graças ao Senhor.

Um outro texto significativo sobre o uso da voz está no livro do profeta Isaías, capítulo 40, versículo 9 (Bíblia Shedd), e faz a seguinte conclamação:

"Tu, ó Sião, que anuncias boas-novas, sobe a um monte alto! Tu, que anuncias boas-novas a Jerusalém, ergue a tua voz fortemente; levanta-a, não temas e dize às cidades de Judá: Eis aí está o vosso Deus!

Já este texto parece estar dirigido aos que exercem o ministério da profecia falada, da proclamação da Palavra revelada de Deus. Na versão revisada de Imprensa Bíblica Brasileira (De acordo com os melhores textos em hebraico e grego), o texto começa um pouco diferente, a saber: "Tu, anunciador de boas novas a Sião, sobe a um monte alto. Tu, anunciador de boas-novas a Jerusalém, levanta a tua voz fortemente..."

De todo o modo, os dois textos enfatizam o uso da voz, tanto no cantar como no falar, para este anúncio: "Levanta a tua voz e anuncia: Eis aí está o vosso Deus! A ele louvai e rendei graças porque é bom." Na vida cristã precisamos estar prontos para colocar a nossa voz a serviço do Senhor.

Acreditamos que o ápice da colocação da música no culto foi a instituição, por Davi, do ministério da música no tabernáculo em Jerusalém, confirmado mais tarde por Salomão na dedicação do templo construído sob sua liderança.

Foi na época de Davi que se organizou o livro dos Salmos, reconhecido como base do louvor cantado pelo povo de Israel. Quase metade deles (setenta e três, de acordo com os títulos) foi de autoria do próprio Davi. Asafe compôs doze, os filhos de Corá onze, Salomão dois, Moisés um, e Etã um.

2 - A MÚSICA NO NOVO TESTAMENTO

O Senhor Jesus cantava. Prova disso é o texto do evangelho de Mateus 26:30, onde encontramos a narrativa do final da celebração da Páscoa pelo Mestre e seus discípulos. Diz o texto que "...tendo cantado um hino, saíram para o monte da Oliveiras."

Que narrativa gloriosa! A música sendo usada pelo próprio Filho de Deus. Não poderia haver exemplo mais significativo do que este para nos mostrar o lugar da música no culto, sim, porque a celebração da Páscoa era um culto memorial, no qual se comemorava a passagem do Espírito de Deus e a libertação do seu povo do jugo da opressão egípcia. Era um culto de alegria e, com certeza, a música era de grande regozijo.

Agora passemos para um momento posterior. Vemos Paulo e Silas na prisão, sofrendo as agruras do aprisionamento num calabouço romano, passando por uma situação de extremo sofrimento. Entretanto, segundo o relato encontrado no livro de Atos 16:25, eles
"cantavam louvores a Deus". Era o louvor na adversidade, reconhecendo que tais sofrimentos com a companhia de Deus eram plenamente suportáveis.

O apóstolo Paulo reconhecia o extremo valor da música na vida dos crentes e, por isso, deixou recomendações expressas em sua epístola aos Efésios 5:18b, e 19, e também em sua epístola aos Colossenses 3:16, para que os crentes no Senhor Jesus Cristo se edificassem mutuamente com "salmos, hinos e cânticos espirituais."

3 - A MÚSICA NO CRISTIANISMO

Mas que tipo de música pode e deve ser usado no culto, na igreja do nosso tempo? Que estilo musical é apropriado para cultuar a Deus?

Nem a literatura secular nem a Bíblia registram como eram as melodias entoadas pelo levitas e pelo povo de Israel nos tempos do Antigo Testamento. Nem sequer os gregos, que bem antes de Cristo (Pitágoras - século VI a.C.) realizaram profundos estudos sobre a Física do som e suas combinações, nos deixaram quaisquer anotações sobre suas experiências musicais. Nem ainda o Novo Testamento nos revela como os cristãos da igreja primitiva cantavam.

No século II ficou determinado pelas "Constituições Apostólicas" que o canto sacro seria constituído da entoação de um Salmo por um solista, respondida pelas congregações por meio de trechos fáceis, tais como "Améns" e "Aleluias." Esta prática veio a desaparecer depois de dois a três séculos, eliminando totalmente a participação da comunidade no canto. Nesse meio tempo, os coros compostos por monges e clérigos continuaram a se desenvolver (Wanderley, p.3).

O século IV foi um período onde eventos importantes para a Igreja de Cristo começaram a acontecer. O primeiro deles foi o decreto do imperador Constantino, em 313, dando liberdade para o cristianismo. Há registros de que, por volta de 350 da era cristã, Hilário da Gália preparou o primeiro hinário cristão das igrejas cristãs (Ichter, p. 13). Depois disso surgiu em cena Santo Ambrósio (340-397), bispo de Milão que, neste mesmo século, estabeleceu um padrão musical para a sua diocese, com base nos elementos teóricos da música grega. Ambrósio foi denominado de "Pai dos Cânticos Religiosos." Seus cânticos eram "antifônicos, congregacionais e melodiosos" (Ichter, p. 13).

Mais tarde, Gregório, o Grande, no século VI, aproveitou a obra de Santo Ambrósio ampliando-a e estendendo um padrão musical para toda a cristandade de então, padrão esse que se estabeleceu através dos séculos sob o nome de canto gregoriano. Foi Gregório quem criou a primeira escola de música sacra, a Schola Cantorum, a qual preparou líderes para dirigir a música nas diversas igrejas de então e dos séculos seguintes. Os resultados da atuação dessa escola são conhecidos até hoje, havendo muitos religiosos praticando estilo musical que lá teve seu ensino iniciado.

Desde então, a arte musical vem sofrendo uma significativa evolução, acompanhando aquela pela qual passaram as demais artes. Destacam-se as influências dos períodos renascentista, barroco, clássico, romântico e atual.

Especialmente no final da Renascença, por ocasião da Reforma, a música sacra passou a ser acessível à toda a Igreja, através do canto congregacional. Isto se deveu à ação de Martinho Lutero que levou a música para os lábios dos membros da Igreja Reformada. Lutero pregava que todo cristão tinha o direito de expressar sua adoração ao Senhor através de um dom dado por Deus mesmo: cantar.

Os próprios textos do Novo Testamento, anteriormente apresentados, revelam que é lícito ao crente cultuar cantando. Fazer isso juntos edifica e alicerça a comunhão dos salvos. Antes disso, a música usada nos ofícios religiosos da igreja de então eram constituídos por Canto Gregoriano, sempre cantado por meninos e sacerdotes.

Após a Reforma, ao longo dos períodos da História, grandes obras musicais sacras foram compostas, das quais se destacaram as missas, os oratórios e as peças avulsas, e os seus compositores, tais como Johann Sebastian Bach, Antonio Vivaldi, Felix Mendelssohn, Joseph Haydn e tantos outros.

Até o surgimento do movimento reavivamentalista nos Estados Unidos, no século XIX, a música sacra congregacional se caracterizava essencialmente por Salmos metrificados e alguns hinos.

A partir daí começaram a surgir os compositores do estilo "gospel songs", que acabaram sendo trazidos ao Brasil pelos primeiros missionários que aqui aportaram, os quais vieram a servir de ponto de partida para os primeiros hinários aqui editados.

Dentre os pioneiros neste processo de edição musical, dois nomes se destacaram: o da missionária Sarah Poulton Kalley, letrista, tradutora, esposa do missionário Dr. Kalley, da Igreja Congregacional, e de Salomão Luiz Ginsburg, batista, cognominado de "O Judeu Errante no Brasil", considerado o pai do Cantor Cristão.

Esse estilo de música sacra esteve dominante até o pós-guerra. Por volta da década de 1960, novos estilos começaram a surgir nas igrejas dos Estados Unidos, baseados nos musicais da Broadway, sob formas de cânticos populares e musicais, os quais acabaram chegando até as terras brasileiras.

4 - O USO DOS INSTRUMENTOS NO CULTO

No que tange ao uso de instrumentos, temos no Salmo 150 bases que justificam o seu uso. A música favorável ao culto é aquela que serve de veículo para a expressão do louvor do homem para Deus, seu criador, ou seja: "Se com tua boca confessares..." Se a boca é instrumento de confissão, de testemunho, de proclamação da Palavra, e se a música é um veículo próprio para conduzir tais mensagens, concluímos que o canto é um instrumento de adoração e testemunho.

Fonte: aqui

Aprofundando-se na Adoração


Hoje em dia muito se comenta sobre a palavra adoração. Em congressos de louvor, seminários, palestras ou mesmo livros este é um assunto sempre presente. A verdade é que este é um tema bastante profundo e exige tempo para compreendermos o seu sentido. Mas é bom saber que um grande número de pessoas têm buscado o significado de adorar e tem realmente tomado a adoração como um estilo de vida, tornando-se verdadeiros adoradores. Tentando entender o assunto, muitos leitores poderiam me questionar: "Como você define a adoração?".

Bem, o termo adoração deriva da palavra adorare. Em latim, adorare significa falar com, no sentido de ter comunhão com. Podemos entender, então, que adorar a Deus é basicamente conversar com Deus ou ter comunhão com Deus. Para explicar este tema com mais profundidade darei mais adiante alguns exemplos de adoração na Bíblia, assim como dividirei este estudo em alguns pontos que você deverá entender em seqüência.

Adoração na Bíblia
Nas Escrituras Sagradas encontramos algumas considerações básicas sobre a adoração:

Fazer reverência(respeito) - "Então o rei Nabucodonosor caiu com o rosto em terra, e adorou a Daniel, e ordenou que lhe oferecessem uma oblação e perfumes suaves" (Daniel 2:46);

Prestar culto - "Então inclinou-se o homem e adorou ao Senhor..." (Gênesis 24:26); "...e, inclinando-me, adorei e bendisse ao Senhor, Deus do meu senhor Abraão, que me havia conduzido pelo caminho direito para tomar para seu filho a filha do irmão do meu senhor" (Gênesis 24:48); culto idólatra: "... depressa se desviou do caminho que eu lhe ordenei; eles fizeram para si um bezerro de fundição, e adoraram-no, e lhe ofereceram sacrifícios, e disseram: Eis aqui, ó Israel, o teu deus, que te tirou da terra do Egito" (Êxodo 32:8);

A importância da adoração - "E disse-lhe: Dar-te-ei toda a autoridade e glória destes reinos, porque me foi entregue, e a dou a quem eu quiser; se tu, me adorares, será toda tua" (Lucas 4:6). Neste verso percebemos a importância que o diabo dá a adoração. Ele prometeu que daria tudo a Jesus se ele o adorasse!;

Adoração só a Deus - "Então ordenou-lhe Jesus: Vai-te, Satanás; porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás" (Mateus 4:10);

Adoração a Jesus - "Vendo, pois, de longe a Jesus, correu e adorou-o" (Marcos 5:6).

Deus procura adoradores - "Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem" (João 4:23).

Muitos outros versículos podem ser citados, mas creio que isto já é o suficiente para que se entenda os princípios da adoração. Bem, vamos em frente!

Aprofundando-se na adoração
Vimos acima algumas definições básicas e simples versículos bíblicos que mencionam o ato de adorar de algumas pessoas. Daqui para frente estudaremos a adoração mais profundamente, tendo como base os significados da palavra em latim adorare ("ter comunhão com" e "falar com"), comentados anteriormente.

Para que você entenda melhor, é necessário dividirmos este assunto em quatro pontos fundamentais, como muitos autores costumam fazer. Veremos como a adoração pode ser explicada através da amizade, da preocupação, do aprender a agradar e da doação. Observe:

Adoração como amizade - Você se lembra de alguma situação na qual você foi apresentado a uma pessoa desconhecida? Nestas situações, é natural que o ser humano se sinta retraído e tímido.

Isto acontece com todos, desde o mais tímido ao mais extrovertido, e assim ocorre porque ainda não existe uma intimidade profunda nesta relação. Tudo parece estranho.

Quando uma verdadeira amizade é formada, cria-se também uma relação mútua de amizade.
É um sistema de parceria. Um se coloca a disposição do outro para o que for preciso. Cada dia que passa, o relacionamento se torna mais íntimo e a comunhão mais profunda.

Na relação entre Deus e o adorador ocorre o mesmo processo. O ser humano é apresentado a um novo amigo (Deus). No princípio desta amizade ele não O conhece e não sabe como agradá-lo. Não há familiaridade. Ambos, então, passam a conversar constantemente (a oração). O homem então começa a entrar na intimidade de Deus e conhecê-lo melhor a cada dia que passa.

Este é um ponto fundamental para haver sincera adoração: tornar-se amigo de Deus! A questão do conhecimento dentro da amizade é um requisito básico para um adorador. Ele deve se esforçar para conhecer Deus ao máximo e estreitar esta amizade maravilhosa que foi construída.

O próprio Senhor Jesus revela em João 15:15: "Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer".

Como é bom saber que Jesus nos chama de amigos e está sempre aberto para novas amizades! O ser humano, quando aceita Deus em sua vida, se torna um amigo de Deus. Porém, Deus exige que a pessoa obedeça a Sua vontade.

O homem só continuará esta amizade quando estiver fazendo a Sua vontade. O Senhor Jesus novamente nos revela em João 15:14: "Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando".

Quando a pessoa com sinceridade ora, louva, agradece, dobra os joelhos ou lê a Bíblia, ela está adorando a Deus. Qualquer um que deseja se tornar um adorador, deve buscar incansavelmente exercitar a adoração. Deus procura pessoas que assim o façam e assim O buscam. É muito bom saber que Ele se deixa achar. Observe em Jeremias 29:13, Deus dizendo: "Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração." Ainda que Deus seja todo suficiente, Ele não é indiferente para conosco!

Adoração como preocupação - Adoração também está relacionado com a palavra preocupação. No início da caminhada com Deus, o levita deve ter a preocupação de derrotar os pecados em sua vida (santidade). Este é o início da vida do adorador. Porém, o lado ruim desta preocupação é que no começo ela está totalmente direcionada aos pecados mais visados ou conhecidos tais como matar, roubar ou mentir.

No início da vida cristã, esta pessoa se esforça para não cometer os erros tidos como "graves", e geralmente neste nível ela já se acha digno para trabalhar na obra. Muitos chegam a pensar: "Eu não mato, não roubo e não minto, portanto estou pronto para trabalhar na obra de Deus!" A medida que a pessoa começa a entrar na intimidade de Deus, a preocupação automaticamente aumenta, iniciando outra fase no processo da adoração.

Nas Escrituras podemos encontrar um episódio que relata uma visão onde o profeta Isaías vê o Senhor assentado no seu trono. Observe o que ele diz quando teve a visão: "Então disse eu: Ai de mim! pois estou perdido; porque sou homem de lábios impuros, e habito no meio dum povo de impuros lábios; e os meus olhos viram o rei, o Senhor dos exércitos! (Isaías 6:5)".

Podemos perceber que o sentimento de preocupação entrou instantaneamente no coração de Isaías. Ele viu que mesmo sendo um profeta de Deus poderia estar perdido, pois ainda era homem de lábios impuros, o que antes não lhe causava preocupação. Depois de ter um contato mais profundo com Deus, o adorador começa a entender que não roubar, não matar, não fumar, não mentir, etc., passam a ser requisitos básicos para se tornar um genuíno adorador.

A preocupação começa a ser direcionada a pontos mais profundos, os quais pareciam sem significado no início da vida cristã. O adorador tenta não murmurar, não pronunciar palavras frívolas e torpes, não sentir inveja ou não ser homem de lábios impuros como reconheceu Isaías. A pessoa entende que pode magoar a Deus em pequenas atitudes. Este é um patamar mais elevado no que se refere a comunhão e intimidade com o Senhor.

Há um certo nível no processo neste processo onde a pessoa deseja viver totalmente dependente de Deus, conversando com Ele diariamente (amizade). O adorador tem sede de conhecê-Lo mais e mais. A intimidade se torna tão profunda que a preocupação leva a pessoa a estar constantemente se perguntando: "Será que esta atitude vai agradar a Deus?", "Será que isto vai magoar a Deus?", "Deus vai concordar com aquilo?", etc.

Estas perguntas devem fazer parte do vocabulário diário do adorador. Isto deve ter influência até sobre os cânticos a serem escolhidos na igreja: "Será que este cântico irá agradar ao Senhor?". Você entende? O genuíno adorador deve estar preocupado em colocar Deus no centro de sua vida. Todas as preocupações devem realmente ser voltadas a Ele.

Adoração como aprender a agradar - Adorar a Deus é aprender a agradá-lo. Como já expliquei anteriormente, só podemos agradar uma pessoa quando conhecemos o coração dela.

O adorador só começará a agradar a Deus quando ele começar a conhecer o Seu coração e conhecer Sua Palavra. O desejo de Deus para o adorador é capacita-lo a entender o que é agradável ao seu coração.

O discípulo Pedro foi repreendido muitas vezes pelo Senhor Jesus, mesmo depois de um tempo caminhando ao lado Dele. Em muitas ocasiões Pedro tentava agradar Jesus, porém de uma maneira errada, na ignorância. Até mesmo os discípulos foram repreendidos algumas vezes.

Em Marcos 10.13,14, por exemplo, há um episódio onde as criancinhas queriam se encontrar com Jesus: "Então lhe traziam algumas crianças para que as tocasse; mas os discípulos o repreenderam. Jesus, porém, vendo isto, indignou-se e disse-lhes: Deixai vir a mim as crianças, e não as impeçais, porque de tais é o reino de Deus".

Nesta ocasião os discípulos provavelmente abordaram as crianças dizendo: "Vão embora! Não aborreçam o Mestre!". Com esta atitude pensaram que estariam agradando a Cristo, mas Ele ouvindo isto se indignou e os repreendeu severamente.

Estas ocasiões bíblicas nos revelam que mesmo depois de terem aceitado seguir a Jesus, os discípulos falhavam quando tentavam agrada-lo de uma maneira errada, talvez por não conhece-Lo bem! O adorador enfrenta o mesmo processo.

Não se aprende a adorar a Deus da noite para o dia. Nas suas orações diárias, o adorador deve pedir que Deus se deixe revelar, e Ele certamente se deixará conhecer. Através da Bíblia e de experiências vividas diariamente o adorador aprenderá a agradar a Deus até nas mais pequenas atitudes.

Adoração como doação - Adoração está relacionada com doação. Doação completa da vida do adorador para Deus. O próprio apóstolo Paulo ordena que: "... se ofereçam completamente a Deus como sacrifício vivo dedicado ao seu serviço e agradável a Ele".

O texto é bem claro! O adorador tem a obrigação de se dedicar inteiramente a Deus, doando tempo para o serviço de Deus e principalmente para Deus. Como este livro é direcionado às pessoas que atuam no ministério de música, há uma pergunta que eu gostaria muito de responder: "Como o adorador pode doar seu trabalho de músico na obra de Deus?"

Primeiramente, ele deve buscar estreitar a sua relação com Deus diariamente. O verdadeiro adorador não pode falar com Deus apenas nos cultos da igreja. A comunhão deve ser estreitada dia após dia. O levita não deve substituir nem a música pelo relacionamento com Deus!

A vida do levita dever ser inteligentemente balanceada entre Deus e a música. Em segundo lugar o músico deve estar disponível para ministrar em qualquer lugar e horário que lhe for possível. O adorador deve ter em seu coração o "eis-me aqui, envia-me a mim".

Isto significa prontidão e disponibilidade para a obra de Deus! O adorador precisa entender a palavra doação. Doar significa dar sem pedir de volta! Dar não significa emprestar! Quando você empresta alguma coisa a alguém, você espera que a pessoa te devolva. Quando ela não devolve você começa a cobrar. Eu quero que você entenda que doar a Deus é dar por amor, sem pedir nada em troca, mas mesmo assim Deus abençoa os seus adoradores.

Para que o amado leitor entenda melhor estes quatro itens, quero deixar como exemplo a história de Marta e Maria, situada em Lucas 10.38-42. Leia com atenção: "Ora, quando iam de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa. Tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, sentando-se aos pés do Senhor, ouvia a sua palavra. Marta, porém, andava preocupada com muito serviço; e aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá que minha irmã me tenha deixado a servir sozinha? Dize-lhe, pois, que me ajude. Respondeu-lhe o Senhor: Marta, Marta, estás ansiosa e perturbada com muitas coisas; entretanto poucas são necessárias, ou mesmo uma só; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada".

Você consegue perceber a presença dos quatro pontos estudados acima nesta história? Comparando este verso com as explicações anteriores, vemos que Maria soube ser amiga de Jesus, se preocupou em ouvi-lo e estar junto dele para aprender, soube agrada-lo (escolheu certo) e doou seu precioso tempo, mesmo tendo outras tarefas para fazer. Ela preferiu o relacionamento!

Sabe o que Jesus disse a respeito disso: "...ela escolheu a boa parte". Da mesma forma, o adorador deve saber escolher a melhor parte: o relacionamento com Deus!

Os 9 elementos da adoração
Nas explicações acima, expus a adoração em 4 tópicos básicos. Muitos leitores deverão perceber a ausência da música. Eis o porquê: na Bíblia, a ato da adoração não depende da música e a música não é sequer o mais importante item.

Alguns autores declaram haver 9 itens essenciais no ato da adoração. Para explicar isto costumamos utilizar a história do sacrifício do filho de Abraão, Isaque (Gênesis 22). Confira nesta história a presença dos nove pontos relacionados abaixo:

Prova - a adoração envolve uma prova. Deus prova o nosso amor assim como provou o de Abraão (versículo 1): "Depois destas cousas, pôs Deus Abraão à prova..."

Obediência - Abraão obedeceu a Deus com prontidão. Quando Deus nos diz para fazer alguma coisa, devemos fazer na hora! Quando Deus nos chama, o "eis-me aqui" deve ser instantâneo (versículo 1): "...e este (Abraão) respondeu: Eis-me aqui".

Relacionamento - Devemos gastar tempo com o Senhor. Devemos estar dispostos a conhecê-Lo e conhecer a sua voz. Quando o Diabo falou com Jesus, ele imediatamente reconheceu a voz do Diabo. Devemos saber se é Deus que está falando ou não!

Processo - Deus muitas vezes nos tira do lugar onde estamos para nos ensinar algo, uma lição. Ele nos faz ir a um congresso ou fazer uma viagem para falar conosco (versículo 2): "Prosseguiu Deus: Toma agora teu filho; o teu único filho, Isaque, a quem amas; vai à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre um dos montes que te hei de mostrar".

Oferta - Devemos trazer ofertas a Deus. Quando Ele nos pede alguma coisa, por mais importante que seja, devemos ofertar com amor, como aconteceu com Abraão (versículo 2): "...e oferece-o ali em holocausto...". É importante ressaltar que dízimo não é oferta, é sim obrigação!

Preparação - Devemos estar preparados para estar na presença de Deus.

Separação - Devemos nos separar das pessoas que podem nos impedir de adorar a Deus (versículo 5): "E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o mancebo iremos até lá; depois de adorarmos, voltaremos a vós".

Disposto a sofrer - Devemos estar dispostos a sofrer, dar a vida pela causa de Cristo. Abraão amava muito seu filho Isaque.

Confiança em Deus - Devemos estar dispostos a ter absoluta confiança em Deus e nunca duvidar Dele. Versículo 5: "Então, disse (Abraão) a seus servos: Esperai aqui, com o jumento; eu e o rapaz iremos até lá e, havendo adorado, voltaremos para junto de vós". Como Abraão poderia dizer isto se ele sabia que iria imolar Isaque no altar? Porque Abraão estava tão convicto de que iria voltar com Isaque? Nos parece que Abraão já sabia o que estava no coração de Deus e já sabia que ia acontecer e assim como Abraão devemos ter absoluta confiança no Pai, independente das circunstâncias.

Como já mencionei anteriormente, na adoração a música não é a parte principal, mas é tudo isto que vimos acima. É vida com Deus! Neste exato momento muitos leitores poderão compreender porque a palavra adoração significa ter comunhão com. E este ter comunhão com deverá ser constante, como veremos abaixo. Leia com atenção:

Quando devo adorar a Deus?

Para explicar esta parte vamos utilizar novamente a ilustração da nova amizade formada. Como já foi explicado anteriormente, no início de uma nova amizade não existe muita liberdade. A amizade é um pouco retraída nas primeiras semanas. Você não se sente tanto à vontade conversando com uma pessoa recém conhecida. É um diálogo bem diferente do que aquele que você tem em casa com sua família. Mas qual é a diferença entre a família e um novo amigo apresentado? A diferença é que você cresceu dialogando com os seus pais e irmãos, você faz isto todos os dias. É por este motivo que quando está em casa, você tem mais liberdade, mais intimidade. Encontrar as mesmas pessoas todos os dias se torna rotina, o que acaba fazendo você conhecer melhor e mais profundamente os outros membros de sua família.

Com a nossa adoração ocorre exatamente o mesmo processo. Quanto mais você conversa com Deus, mais você ganha liberdade e intimidade com Ele. O verdadeiro adorador sente necessidade de adorar a Deus todos os dias e é a verdadeira adoração que faz-nos ver esta necessidade crescente! Muitos cristãos ainda não aprenderam isto e acabam cometendo o erro de falar com Deus apenas nos cultos.

É triste observar que muitos buscam e conversam com o Senhor na igreja, mas quando estão fora dela se esquecem totalmente que Ele existe. Estes não são os verdadeiros adoradores que Deus está procurando! É importante ressaltar que um pai de família não deseja ter diálogo com os filhos apenas uma ou duas vezes na semana.

Da mesma forma, Deus não quer ter comunhão com seus filhos apenas nos cultos, mas em todos os momentos de suas vidas. Deus quer que seus filhos transformem ato de adorar num estilo de vida, ou seja, vida de contínua adoração. A relação do adorador com Deus deve ser renovada e estreitada dia após dia.

A motivação do adorador

Há algum tempo atrás li uma frase que me chamou a atenção e da qual quero tratar nesta parte do livro: "Muitas vezes, nossa intenção nos cultos não é apresentar-nos a Deus, mas sim, esperarmos que Deus se apresente a nós através da oração, leitura bíblica, mensagem, músicas apresentadas e hinos que cantamos".

Infelizmente, muitas das vezes que chegamos a Deus para adora-Lo, esperamos que Ele nos dê alguma coisa. Às vezes somos tão ignorantes ou egoístas a ponto de nos dispormos a adora-Lo com segundas intenções: pedir algo! Sinto ressaltar ao amado leitor a importância deste parágrafo.

A nossa intenção quando vamos cultuar a Deus é nos apresentar a Ele, e não esperarmos que Ele se apresente a nós. O Senhor quer ver a nossa intenção em dar-Lhe louvor e não em receber alguma bênção. É triste vermos as pessoas indo à igreja com o propósito de serem servidas por Deus, esperando receber poder, cura, prosperidade, etc. O pior é que muitos lêem a Bíblia, oram fervorosamente e cantam louvores, para tentar convencer a Deus que são merecedores de tais bênçãos.

Se desejamos adorar e cultuar a Deus, devemos estar dispostos a servi-Lo e não ser servidos por Ele. Como já estudamos anteriormente, adoração é doação, é oferta! Adoração é oferta do que temos e somos e não a busca do que vamos receber. O verdadeiro adorador deve ter uma frase em seu coração toda vez que entra na presença de Deus: "Senhor, como posso serví-Lo esta noite, onde posso ser útil?".

Conclusão
"Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem" (João 4. 23).

Este texto de João nos deixa claro que Deus procura adoradores. Mas Ele não procura somente adoradores, Ele quer adoradores que O adorem em espírito e em verdade! Diante deste versículo, devemos cuidar para não cometer dois erros fundamentais: adorar o deus errado de maneira certa ou adorar o Deus certo de maneira errada!

Quão maravilhoso é poder adorar o Deus certo de maneira certa! Isto depende de você! Eu te desafio a estreitar o teu relacionamento com Deus todos os dias e a buscar conhecê-Lo mais e mais. Gaste seu precioso tempo com Ele, e exercite a tua adoração continuamente, seja cantando, orando, lendo a Palavra... Deus procura pessoas que tenham este modo de vida, Ele procura adoradores que o adorem "...em espírito e em verdade

...um abração em Cristo Jesus e até a próxima,


Ramon Tessmann